• Carregando...

O exército iraquiano intensificou neste sábado (1º) suas operações contra os rebeldes vinculados à Al-Qaeda, que controlam vários setores do oeste do país, e matou cinquenta deles, segundo a polícia e o ministério da Defesa.

Desde o começo de janeiro, rebeldes do Estado Islâmico no Iraque e o Levante (EIIL, vinculado à Al-Qaeda) controlam por completo a cidade de Fallujah, onde instalaram um tribunal islâmico. Outros setores da cidade vizinha, Ramadi, e zonas rurais entre as duas cidades a oeste de Bagdá também estão sob o controle dos insurgentes.

Soldados e policiais, apoiados por combatentes tribais, lançaram neste sábado um novo ataque contra três bairros de Ramadi. Pelo menos 35 rebeldes morreram, segundo um oficial da polícia.

Em Fallujah, o exército lançou ataques aéreos contra um bairro do norte da cidade, matando 15 rebeldes, segundo o ministério da Defesa. O exército se mantém mobilizado nos arredores da cidade, mas evitam entrar para evitar um massacre.

Sessenta quilômetros a oeste de Bagdá, Fallujah foi um bastião da insurreição após a invasão dos Estados Unidos no Iraque em 2003.

Os combates entre membros do EIIL, aliados a outros insurgentes e a grupos antigovernamentais, e o exército e a polícia, apoiados por tribos locais, deixaram centenas de mortos desde o começo do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]