Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Explosão atinge comboio de monitores da ONU na Síria

O general Robert Mood, chefe da missão de monitores da ONU, estava no comboio, mas não houve relatos de qualquer monitor ferido

Imagens de comboio de observadores da ONU que se dirigia à Deraa, antes de explosão | AFP PHOTO/LOUAI BESHARA
Imagens de comboio de observadores da ONU que se dirigia à Deraa, antes de explosão (Foto: AFP PHOTO/LOUAI BESHARA)

Uma forte explosão atingiu carros que acompanhavam monitores da ONU na província de Deraa, no sul da Síria, nesta quarta-feira, deixando oito guardas sírios feridos, informou um canal de notícias pró-governo.

O general Robert Mood, chefe da missão de monitores da ONU, estava no comboio, mas não houve relatos de qualquer monitor ferido. A emissora de TV Addounia disse que a explosão danificou carros, incluindo um veículo da mídia estatal síria.

Segundo a Addounia, Mood disse numa entrevista coletiva em Deraa que a explosão, que aconteceu diante dos monitores, era um exemplo do que está acontecendo em vários pontos da Síria. Mood tinha visitado os feridos em um hospital e faria um relatório sobre o ocorrido, de acordo com a emissora.

Em 21 de abril, o Conselho de Segurança da ONU adotou por unanimidade uma resolução autorizando o envio de até 300 monitores militares desarmados para a Síria por um período de três meses para ajudar a implementar um acordo de cessar-fogo, que os dois lados do conflito são acusados de desrespeitar.

Cerca de 9.000 pessoas foram mortas por forças de segurança sírias desde o início dos protestos contra o presidente Bashar al Assad, segundo a ONU, e o governo sírio diz que insurgentes mataram 2.600 policiais e agentes de segurança.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.