• Carregando...
Além fazer mortos e feridos, o incêndio dessa sexta-feira (18) deixou dezenas de pessoas desaparecidas | ALFREDO ESTRELLA/
AFP
Além fazer mortos e feridos, o incêndio dessa sexta-feira (18) deixou dezenas de pessoas desaparecidas| Foto: ALFREDO ESTRELLA/ AFP

Um grande incêndio foi deflagrado em um duto na região central do México no fim da noite de sexta-feira (18), matando ao menos 73 pessoas e deixando pelo menos 74 com sérias queimaduras. O oleoduto pegou fogo enquanto centenas de moradores da cidade de Tlahuelilpan - a cerca de 100 quilômetros da Cidade do México - tentavam roubar o combustível de um vazamento, informou o governador do Estado de Hidalgo, Omar Fayad. Mais de 85 pessoas foram listadas como desaparecidas.

Leia também:  Quem é o ELN, a guerrilha marxista responsável pelo atentado na Colômbia

Houve incêndios em casos anteriores, mas não na mesma escala e intensidade do ocorrido nesta sexta-feira (18).

De acordo com a petrolífera estatal Petróleos Mexicanos, a explosão foi derivada da manipulação de uma aquisição clandestina por roubo de combustível no oleoduto Tuxpan-Tula. No entanto, o acidente não afetará o fornecimento de gasolina na Cidade do México, segundo a companhia.

Onda de furtos

De acordo com autoridades, o país sofre de uma onda de furto de combustíveis. O secretário municipal de saúde, Jorge Aguilar Lopez, declarou que o acidente precisa servir de exemplo para que toda a nação se junte aos esforços do presidente Andres Manuel Lopez Obrador em combater os roubos de gasolina.

“Nos comunicaram este trágico acidente, onde há muitas pessoas queimadas, que estavam no local tentando coletar combustível que escapou por um vazamento", explicou o governador Omar Fayad, em entrevista aos canais de televisão "Milenio" e "Foro TV".

O acidente ocorreu apenas três semanas após o novo presidente, Andres Manuel Lopez Obrador, lançar uma ofensiva contra gangues de roubo de combustível, que já perfuraram torneiras perigosas e ilegais em gasodutos ao menos 12.581 vezes entre janeiro e outubro de 2018, numa média de cerca de 42 por dia.

"Lamento muito a grave situação em que se encontra Tlahuelilpan por causa da explosão de um duto.  Estou em Aguascalientes e, desde que o diretor da Pemex e o Secretário de Defesa me informaram, dei instruções para controlar o incêndio e atender as vítimas", disse Andrés Manuel López Obrador por meio do Twitter.  

A expectativa agora é de que Lopez Obrador intensifique os esforços no combate à prática, que provoca perdas anuais de US$ 3 bilhões à indústria petroleira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]