
Ao menos 92 operários morreram anteontem em uma mina de carvão da Chinaaís. O acidente ocorreu devido a uma explosão de gás em área localizada no nordeste do país. A emissora chinesa informou que 528 trabalhadores estavam na mina em Hegang, na província de Heilongjiang. Ao menos 420 operários já teriam sido resgatados, informou a televisão oficial, e outros 16 mineiros presos ou desaparecido. Cerca de 20 equipes de resgate foram enviadas pelo governo chinês para o resgate dos operários. Autoridades informam que o trabalho de buscas é dificultado pela alta concentração de gás dentro dos túneis que ainda estão de pé. O clima frio, com temperaturas próximas a 0ºC na região, também atrapalha o resgate.
A explosão foi tão violenta que prédios próximos à mina foram parcialmente destruídos pela onda de choque. Alguns dos sobreviventes estão gravemente feridos, informam fontes oficiais chinesas.
No ano passado, a China registrou 1.954 acidentes em minas de carvão, com 3.200 mortos. De acordo com a Administração Estatal Chinesa de Segurança no Trabalho, o número de mortos em acidentes similares neste ano já gira em torno de 1.900.



