• Carregando...

A explosão de um artefato no sábado causou estragos na sede regional do principal partido de oposição espanhol na cidade de Valência, informaram serviços de emergência e a polícia.

Não houve feridos e a polícia isolou a área em frente ao edifício onde se encontra o escritório do Partido Popular, situado diante do Jardim Botânico de Valência.

A Polícia Nacional iniciou uma investigação.

Vários meios de comunicação indicaram que os responsáveis poderiam pertencer a algum grupo anti-sistema e que se tratava de um artefato caseiro de pouca potência, mas fontes de emergência e da polícia não fizeram comentários.

O primeiro-ministro espanhol, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, realizava um comício em Valência, em meio à campanha para as eleições municipais de 27 de maio.

Os ataques a sedes de partidos políticos são frequentes na região basca do norte da Espanha. Gangues juvenis vinculadas ao grupo separatista basco ETA realizam ataques esporadicamente utilizando bombas Molotov ou explosivos de fabricação caseira.

O ETA matou 800 pessoas em 40 anos de ataques em sua busca por um Estado basco independente.

Em dezembro do ano passado, o governo rompeu as negociações de paz com o ETA depois de um atentado no aeroporto de Barajas, em Madri, que deixou duas pessoas mortas, no primeiro ataque mortal desde maio de 2003.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]