Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Israel

Explosivo atinge adolescente nas colinas de Golã

Soldado israelense faz vigilância dos limites com  a Síria | Abir Sultan/Efe
Soldado israelense faz vigilância dos limites com a Síria (Foto: Abir Sultan/Efe)

Um adolescente israelense de 13 anos morreu, e outros três civis ficaram feridos, entre eles seu pai, no impacto de um projétil disparado ontem da Síria contra um veículo civil na Colinas de Golã. O fato aconteceu pouco antes do meio-dia (horário local), quando as quatro vítimas estavam perto da cerca da fronteira, em uma região conhecida como Tel Hezka.

"Não foi um projétil errante como em outras vezes. Foi um ataque deliberado contra um veículo civil. Não sabemos ainda se foi um morteiro, um foguete ou um projétil de tanque, mas cruzou a zona de leste a oeste e impactou no veículo", disse o tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz militar para a imprensa estrangeira.

O fato, o pior incidente nessa região desde que começou a guerra civil na Síria, em 2011, é investigado neste momento pela polícia e pelo exército, que respondeu com fogo de artilharia contra a zona da qual veio o projétil. A vítima foi identificada como Muhamad Carcara, natural de aldeia árabe-israelense de Árabe, na Galileia. O jovem acompanhava seu pai, operário de construção que trabalha para o Ministério da Defesa. O veículo estava junto à cerca da fronteira de Golã, território que Israel ocupa desde 1967 e que nos últimos três anos sofreu vários ataques por conta do conflito armado no país vizinho. Aproximadamente, 80% da região da fronteira com Israel está nas mãos de grupos rebeldes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.