Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Resgate

Família judia recupera obra roubada por nazistas após décadas de procura

Pintura valiosa havia sido furtada de um vendedor judeu nos anos 1940

“Mulher Sentada”, de Matisse, irá para as mãos da família de seu proprietário original | /
“Mulher Sentada”, de Matisse, irá para as mãos da família de seu proprietário original (Foto: /)

Descendentes de um vendedor judeu de obras de arte que teve sua coleção roubada pelos nazistas conseguiram recuperar uma valiosa pintura de Henry Matisse após décadas de procura.

A obra “Mulher Sentada” pertencia a Paul Rosenberg, como conta reportagem do jornal britânico “Guardian”, mas foi roubada por soldados alemães no início dos anos 1940, quando ele se refugiou na França durante a 2ª. Guerra Mundial.

A pintura foi redescoberta em 2012, no acervo de um colecionador, em Munique (Alemanha). Após três anos de batalha judicial, uma corte alemã ordenou, nesta semana, a devolução da obra para a família de Rosenberg.

Para Christopher A Marinello, chefe-executivo do Art Recovery Group (grupo de recuperação de obras de arte), a devolução tem um significado maior do que simplesmente monetário. “O valor de recuperar este item é o de resgatar uma parte do passado que foi roubada pelos nazistas”, diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.