Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerrilha

Farc nomeiam um novo comandante

Timochenko assume o posto de Alfonso Cano | Fredy Builes/Reuters
Timochenko assume o posto de Alfonso Cano (Foto: Fredy Builes/Reuters)

Principal grupo insurgente colombiano, a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nomeou um sucessor para ser seu chefe máximo após a morte de Alfonso Cano, liquidado numa operação militar em 4 de novembro. Segundo uma junta das Farc, o grupo será comandando por Timoleón Jimenez, de 58 anos.

As Farc informaram que Jimenez já comanda o grupo desde 5 de novembro, um dia após a morte de Cano. Batizado como Rodrigo Echeverri, Timoleón Jimenez é mais conhecido pelo apelido "Timochenko".

As Farc fizeram o anúncio do nome de seu novo chefe ontem em um website de simpatizantes. Citado agora como "Timochenko", Jimenez era um dos sete homens do secretariado geral da guerrilha desde os anos 1980. No comunicado, o secretariado geral da guerrilha afirma que "Timochenko" foi eleito por unanimidade.

O governo dos Estados Unidos oferece recompensa de US$ 5 milhões pela cabeça de Jimenez. Timoleón comandou durante vários anos a frente das Farc no Rio Magdalena e também o serviço de inteligência e contra inteligência do grupo insurgente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.