Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
sucessão

Favorito, Vázquez prepara volta à presidência do Uruguai

Uruguaios vão às urnas hoje para o segundo turno da eleição presidencial. Ex-presidente Tabaré Vázquez lidera as pesquisas

Tabaré Vázquez foi o primeiro presidente de esquerda do país | Andres Stapff/Reuters
Tabaré Vázquez foi o primeiro presidente de esquerda do país (Foto: Andres Stapff/Reuters)
Lacalle Pou começou bem, mas não conseguiu deslanchar |

1 de 1

Lacalle Pou começou bem, mas não conseguiu deslanchar

Em seu primeiro mandato, o ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez (2005-2010), assegurou, em declarações a jornalistas locais, que sua passagem pela Presidência "será apenas por uma vez e au revoir". Vázquez é considerado um político de decisões firmes, mas, nesse caso, mudou de opinião e já se prepara para assumir um novo mandato, em março de 2015, após a provável vitória no segundo turno das eleições presidenciais, hoje.

As dúvidas que existiram sobre sua eleição desapareceram depois do primeiro turno, realizado em 26 de outubro passado, quando o candidato da governista Frente Ampla obteve 47,9% dos votos, contra apenas 30,9% de seu principal adversário, Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. Segundo todas as pesquisas divulgadas no país nos últimos dias, Vázquez será eleito com um porcentual entre 52% e 55% dos votos, podendo até mesmo superar o porcentual de votos conquistado pelo presidente José Mujica, em 2009.

"Há cinco anos, Mujica obteve 52% no segundo turno, e Tabaré poderia ampliar essa votação. O ex-presidente enfrenta menos resistências em setores de centro e tem mais capacidade de captar votos fora da Frente Ampla", explicou o analista político Eduardo Botinelli, da empresa de consultoria Factum.

Aos 74 anos, o médico que especializou-se em oncologia após perder os pais e uma irmã para o câncer comandará o terceiro governo consecutivo da Frente Ampla, que chegou pela primeira vez ao poder em 2005. Vázquez foi o primeiro presidente de esquerda da história do país, depois de ter sido o primeiro prefeito de esquerda de Montevidéu.

Apesar da liderança dentro do partido, Vázquez não tem um grupo forte que funcione como base de apoio interna.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.