Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espionagem

FBI publica fotos de supostos espiões russos

presos em 26 de junho de 2010 e, deportados duas semanas mais tarde após serem declarados culpados por espionagem

Foto de Anna Chapman de dezembro de 2010 | Sergei Karpukhin/AFP Photo
Foto de Anna Chapman de dezembro de 2010 (Foto: Sergei Karpukhin/AFP Photo)
Viktor Bout, russo acusado de traficar armas, em foto de 8 de março de 2008 |

1 de 1

Viktor Bout, russo acusado de traficar armas, em foto de 8 de março de 2008

O FBI publicou nesta segunda-feira (31) fotos e vídeos gravados durante uma década de vigilância sobre dez espiões russos que foram presos e deportados no ano passado.

Um dos vídeos mostra Anna Chapman - uma espiã de 28 anos cujas fotos nuas e animados romances amorosos a converteram instantaneamente em sensação dos tablóides - em um encontro em Nova York em uma cafeteria com um agente encoberto americano.

Outro vídeo revela a espiã passeando por uma loja enquanto "um oficial do governo russo" a aguarda do lado de fora, segundo o FBI.

As fotos de vigilância mostraram outros membros do grupo em diversos lugares públicos, encontrando-se com outros membros, caminhando pela rua sozinhos ou, em outro caso, em uma cerimônia de graduação de Harvard.

"As prisões dos dez espiões russos no ano passado proporcionaram uma arrepiante lembrança de que a espionagem no solo americano não desapareceu com o fim da Guerra Fria", destacou o FBI.

Mas os espiões "jamais puseram as mãos em qualquer documento secreto, apesar de sua tentativa séria neste sentido".

Os espiões foram presos em 26 de junho de 2010 e, deportados duas semanas mais tarde após serem declarados culpados por espionagem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.