Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Antissemitismo

Federação de Xadrez investiga torneio espanhol por banir bandeira de Israel

Israelenses segurando suas bandeiras nacionais enquanto marcham no Portão de Damasco durante a "marcha das bandeiras" do Dia de Jerusalém, na Cidade Velha de Jerusalém, Israel, em 5 de junho de 2016 (Foto: ABIR SULTAN/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) anunciou que pedirá explicações aos organizadores de um torneio marcado para ocorrer em Bilbao, na Espanha, após a denúncia de que jogadores de Israel foram proibidos de competir com sua bandeira nacional. A informação foi divulgada pela agência Reuters nesta sexta-feira (5).

Em nota, a entidade afirmou que não foi comunicada previamente sobre a decisão e destacou que se opõe a qualquer tipo de discriminação.

“A FIDE não tinha conhecimento prévio dessa decisão, não tomou nenhuma decisão a respeito e não foi consultada pelos organizadores”, disse. O texto acrescenta ainda que a “FIDE condena veementemente qualquer forma de discriminação, inclusive com base em nacionalidade e bandeira. As mesmas regras se aplicam a Israel e aos seus jogadores, bem como as demais federações que não estão sob nenhum tipo de sanção.”

Segundo reportagens da imprensa israelense, sete enxadristas do país receberam uma carta de organizadores do torneio comunicando que, por “razões fora do nosso controle”, suas partidas seriam disputadas sem o uso da bandeira de Israel. O documento afirmava também que tal medida havia sido acordada “tanto pelo árbitro-chefe da competição quanto pela Federação Espanhola de Xadrez.” A mensagem aos atletas indicava que, no lugar do símbolo israelense, seria exibido o estandarte da própria FIDE, que também está presente em materiais oficiais do torneio.

A FIDE informou que está reunindo detalhes sobre o caso e que poderá adotar medidas para assegurar a igualdade de tratamento.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.