Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Banco americano

Federal Reserve anuncia reunião extraordinária para discutir tarifas de Trump

Presidente do Conselho da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell: discussão sobre tarifas de Trump (Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW)

Ouça este conteúdo

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou que realizará uma reunião extraordinária de seu conselho de governadores nesta segunda-feira (7), às 11h30 locais (12h30 em Brasília), após mais um dia de grandes quedas nos mercados de ações asiáticos e europeus como resultado da guerra comercial lançada pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump.

Após a reunião, que é fechada ao público, o conselho publicará uma declaração sobre as questões discutidas.

A resposta da China às tarifas que Trump anunciou na última quarta-feira deixou um rastro de quedas nos mercados acionários globais nesta segunda-feira, em meio a temores de que o cenário atual possa levar a uma recessão global.

O índice Nikkei, da Bolsa de Valores de Tóquio, caiu quase 8%, enquanto o Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, despencou 13,2%, a pior queda desde a crise financeira de 2008.

Por sua vez, os principais mercados europeus abriram com quedas de cerca de 6%, em média, embora vários tenham moderado um pouco as desvalorizações posteriormente, enquanto Wall Street iniciou as negociações com quedas de cerca de 4%.

Depois que Trump anunciou na última quarta-feira tarifas globais de 10% e taxas mais altas para outras regiões e países, como China e União Europeia (UE), os mercados reagiram com grandes quedas e, no caso das grandes empresas de tecnologia dos EUA, as correções foram particularmente acentuadas.

Por sua vez, Trump voltou a pedir nesta segunda-feira que o Fed baixe as taxas de juros nos EUA e acusou a China de ser o país "mais abusador" por ter respondido às tarifas impostas por Washington com um aumento recíproco de 34% sobre produtos americanos.

O presidente dos EUA tem se mostrado aberto a negociar seu agressivo conjunto de tarifas, o maior em quase um século, mas um número crescente de analistas acredita que os danos que as tarifas podem causar, caso permaneçam em vigor, podem levar a uma recessão global.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.