• Carregando...
O presidente da Câmara, Mike Johnson, do Partido Republicano
O presidente da Câmara, Mike Johnson, do Partido Republicano| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW / POOL

Em meio ao clima de eleições nos Estados Unidos, a plataforma de mídia social chinesa TikTok, conhecida por seus vídeos curtos e virais, encontra-se novamente no centro das atenções políticas.

A Câmara dos Representantes dos EUA, controlada pelo Partido Republicano, votará nesta semana uma lei que proibiria o TikTok no país, a menos que a empresa se desvincule de sua controladora chinesa, a ByteDance, acusada de ter ligações com o Partido Comunista da China (PCCh).

A medida surge em resposta às preocupações americanas sobre a segurança nacional, com alegações de que o aplicativo chinês poderia ser utilizado como uma ferramenta de propaganda e espionagem pelo PCCh.

Segundo informações da CNN, a presidente do Comitê de Energia e Comércio da Câmara, Cathy McMorris Rodgers, do Partido Republicano, expressou confiança na aprovação do projeto e minimizou a oposição do ex-presidente Donald Trump (2017-2021), destacando que ele anteriormente apoiou a ideia de banir o aplicativo dos EUA.

Trump, que já chegou a assinar uma ordem executiva para banir o TikTok do território americano, surpreendeu os republicanos ao manifestar neste final de semana sua oposição ao banimento do aplicativo, afirmando que isso apenas beneficiaria o Facebook, rede social americana que é acusada de perseguir os conservadores e que Trump afirma ser uma "inimiga do povo".

A lei, que deverá ser colocada para votação nesta quarta-feira (13), daria à ByteDance um prazo de 165 dias para vender o TikTok ou enfrentar a proibição nas lojas de aplicativos dos EUA.

Defensores do projeto têm enfatizado que a legislação proposta não exige necessariamente que o aplicativo seja vendido para um proprietário americano, apenas estipula que a propriedade da rede social por um adversário comercial e político estrangeiro direto, como a China, é inaceitável.

De acordo com a CNN, lideranças republicanas, que estão bancando a legislação, têm realizado esforços para tentar sensibilizar os deputados sobre os riscos do TikTok nas mãos de uma empresa chinesa para a segurança dos EUA. Relatórios sobre esse tema, classificando todas as possíveis ameaças, estariam sendo enviados para os gabinetes dos parlamentares.

Conforme noticiou a CNN, a iniciativa visa contrapor a intensa campanha de lobby feita pelo TikTok contra a lei.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]