Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia

Festival Love Parade acaba depois de 19 mortos e 342 feridos

Pânico na entrada de um túnel provocou o pisoteamento de centenas de participantes do evento alemão de música eletrônica

Pânico começou no túnel superlotado que dava acesso a desfile | AFP
Pânico começou no túnel superlotado que dava acesso a desfile (Foto: AFP)

Até o fechamento desta edição, na noite de ontem, somaram-se 19 mortes causadas por um tu­­multo durante o desfile do festival de música eletrônica Love Pa­­rade, realizado sábado, na ci­­dade alemã de Duisburg. Ou­­tras 342 pessoas ficaram feridas, de­­zenas em estado grave.

O pânico começou no túnel superlotado que funcionava co­­mo única entrada para o festival, que acontecia em uma antiga estação de trem da cidade. Tes­­­­te­­mu­­nhas disseram ter visto pes­­soas amontoadas que, desesperadas, pisotearam outras que ha­­viam caído no chão.

As autoridades decidiram não retirar as pessoas do túnel, por te­­mor de aumentar o caos. Sem to­­mar conhecimento das mortes, os demais participantes de­­ram continuidade à festa de rua, enquanto funcionários de resgate removiam as vítimas. "Uma só entrada por meio de um túnel leva por si só a um de­­sastre", la­­mentou Dr. Mot­­te, que criou o evento em 1989, em Ber­­lim, co­­mo uma manifestação pela paz.

Um dos organizadores da festa, Rainer Schaller afirmou on­­tem, durante uma coletiva de im­­pren­­sa, que ele nunca mais acontecerá. "O Love Parade sempre foi um evento tranquilo e uma festa feliz, mas se continuas­­se seria sempre assombrado pela tragédia", explicou.

As autoridades locais foram questionadas duramente du­­rante a coletiva, mas deram pou­­cos es­­clarecimentos sobre o porquê de haver uma única en­­trada pa­­ra a área de desfile.

Local inaceitável

De acordo com a mídia alemã, pelo menos 1,4 milhão de pes­­soas compareceram ao festival, mas a polícia não confirma esse número.

Rainer Wendt, líder do maior sindicato de policiais da Alema­­nha, disse ao jornal Bild que a entidade alertou o governo no ano passado de que a cidade de Duis­­burg era um local inaceitável para o Love Parade.

"A cidade é muito pequena e com ruas muito estreitas para re­­ceber a massa de pessoas", disse Wendt. Ele disse que a culpa da tragédia ficará com o prefeito da cidade e os organizadores do festival Love Parade.

Detlef von Schmeling, chefe de polícia de Duisburg, disse que 16 dos 19 mortos foram identificados até agora. Ele informou que en­­tre as vítimas estão quatro es­­trangeiros – um australiano, um italiano, um chinês e um ho­­landês. A idade das vítimas varia de 20 a 40 anos.

Merkel

Os líderes da Alemanha, in­­cluí­­da a chanceler Angela Mer­­kel, manifestaram tristeza. "Os jo­­vens vieram para comemorar e ao invés disso foram mortos ou ficaram feridos", disse no sábado. "Estou horrorizada com o sofrimento e a dor."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.