
Madri - Um dos filhos de Osama Bin Laden pediu asilo político à Espanha e está sendo mantido no Aeroporto de Madri enquanto as autoridades avaliam seu pedido, disse ontem o ministro do Interior, Alfredo Perez Rubacalba.
O filho de Bin Laden, cujo passaporte é saudita, chegou à Espanha em uma conexão para o Marrocos, vindo do Cairo. Ele está acompanhado de sua mulher britânica, informou o ministro. "Em 72 horas, o ministério dirá se ele receberá o asilo ou não, independentemente das consequências", disse Rubacalba em uma entrevista coletiva. "No momento, a lei está sendo aplicada".
O jornal espanhol El País identificou o homem como Omar Bin Laden, que morou com seu pai no exílio no Sudão e, mais tarde, no Afeganistão, onde ele foi treinado em um campo da Al-Qaeda, até o ano 2000. O jornal acrescentou que Omar, de 28 anos, chegou a Madri com a britânica Zaina al Sabah, de 52 anos (conhecida anteriormente como Jane Felix-Browne), que ele conheceu no Egito em 2006. Omar Bin Laden tentou obter um visto britânico neste ano, mas teve o pedido recusado.
Guantánamo
Um tribunal militar dos EUA anunciou na segunda-feira a condenação de um secretário de mídia de Osama bin Laden pelos crimes de conspiração com a Al-Qaeda, indução ao homicídio e apoio material ao terrorismo. O iemenita Ali Hamza Al Bahlul é o segundo homem a ser condenado pelo tribunal militar montado na base naval norte-americana de Guantánamo, encravada em Cuba.



