Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Documentário

Filme sobre os últimos momentos de Diana deixa príncipes 'extremamente frustrados'

Apesar dos protestos da família real, a emissora de TV britânica Channel Four exibiu na noite de quarta-feira um documentário que mostrava imagens da princesa Diana agonizante, momentos após o acidente que causou sua morte em Paris, há dez anos. Seus filhos, os príncipes William e Harry, disseram que a decisão foi "um grosseiro desrespeito à sua memória".

— Os príncipes estão extremamente frustrados com a decisão do Channel Four de exibir as imagens e são solidários aos britânicos que se sentiram chocados — disse um porta-voz da família real.

O canal decidiu manter a exibição do documentário "Diana: A Testemunha no Túnel", que reconstitui os últimos momentos dela, depois de levar em conta, por um lado, a preocupação dos príncipes, e por outro o interesse público.

Os príncipes tentaram até o último momento evitar a divulgação das fotos. James Lowther-Pinkerton, conselheiro da família real, chegou a enviar uma carta apelando à emissora para que mudasse de idéia, depois de assistir ao documentário em sessão privada.

"Essas são as cenas do último momento na Terra da mãe dos príncipes. É uma invasão de privacidade e um momento muito doloroso. Peço novamente que cancelem o programa", diz um trecho da carta.

Diante da atenção que o programa despertou na imprensa, Lowther-Pinkerton e o secretário de comunicação dos príncipes, Paddy Harveson, pediram uma exibição privada do documentário e relataram o conteúdo aos jovens.

O Channel Four, emissora que costuma ir ao limite do aceitável na Grã-Bretanha, já se envolveu em polêmica neste ano, quando se viu obrigada a se desculpar por um caso de racismo no programa "Celebrity Big Brother".

A opinião pública britânica parece dividida a respeito do documentário. O Partido Conservador disse que o canal deveria ter atendido aos apelos da monarquia. Já os Liberal-Democratas consideraram haver interesse público.

Diana morreu junto com seu namorado, Dodi Al Fayed, quando o Mercedes guiado pelo motorista Henri Paul bateu na parede de um túnel em Paris, tentando fugir da perseguição de paparazzi em motos. Paul, que segundo os investigadores havia bebido e tomado antidepressivos, também morreu.

Por meio de reconstituições, imagens de arquivo, fotos e relatos de testemunhas, o filme narra os últimos momentos da vida de Diana. Seus realizadores entrevistaram os fotógrafos e o médico que é visto administrando oxigênio à princesa, cujo rosto aparece apagado numa granulada foto da cena do acidente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.