• Carregando...
Refugiada síria segura seu bebê ao chegar no porto de Piraeus vinda da ilha de Lesbos, na Grécia | ALKIS KONSTANTINIDIS/REUTERS
Refugiada síria segura seu bebê ao chegar no porto de Piraeus vinda da ilha de Lesbos, na Grécia| Foto: ALKIS KONSTANTINIDIS/REUTERS

O número de imigrantes e refugiados que entraram na Europa por mar no mês passado foi praticamente o mesmo que em todo o ano de 2014, disse a agência para refugiados da Organização das Nações Unidas (Acnur) nesta segunda-feira.

O recorde mensal de 218.394 pessoas também ultrapassou o total de setembro, de 172.843, disse o porta-voz da Acnur, Adrian Edwards.

“Isso faz com que seja o maior número total em um único mês até agora e aproximadamente o mesmo que em todo o ano de 2014”, disse ele. A Acnur estima que em 2014 cerca de 219.000 pessoas chegaram por mar.

“Isso também mostra o número surpreendente de chegadas em poucos dias durante o curso do mês. O mês atingiu um pico de 10.006 (chegadas apenas na Grécia) em um único dia em 20 de outubro.”

A grande maioria dos refugiados e dos migrantes para a Europa tem viajado através da Turquia até a Grécia, uma mudança em relação à rota mais popular anteriormente, da Líbia para a Itália.

Em primeiro lugar entre as nacionalidades estão os sírios, num total de 53 por cento das chegadas, como resultado da guerra civil que levou centenas de milhares no país a abandonarem suas casas. Os afegãos vêm em seguida, com 18 por cento do total.

O fluxo de refugiados para a Europa, no entanto, ainda é ofuscado pelo número dos que foram para países vizinhos da Síria: mais de 2 milhões na Turquia, 1 milhão no Líbano e 600 mil na Jordânia.

Em outubro, a Acnur informou que estava prevendo a chegada de até 700.000 refugiados na Europa este ano e um número semelhante ou superior em 2016. Mas esse cálculo foi ultrapassado, já que seriam 744 mil pessoas até agora. Estima-se que pelo menos 3.440 morreram ou desapareceram na tentativa de ir para a Europa.

Especialistas em imigração esperavam que o número de pessoas que fazem a perigosa viagem por mar diminuísse com a proximidade do inverno, mas os barcos continuam a chegar.

A guarda costeira grega informou nesta segunda-feira que quatro imigrantes se afogaram e outras seis desapareceram ao largo da ilha grega de Farmakonisi depois que um barco afundou. Quatro pessoas foram resgatadas.

Segundo o órgão, 218.394 pessoas chegaram ao continente no período. “Foi o maior número de todos os meses já contabilizados e quase o total de todo o ano de 2014”, disse Adrian Edwards, porta-voz da Acnur.

Nas últimas semanas, notícias sobre mortes em travessias pelo mar até a Europa se tornaram quase diárias.

O prefeito da ilha grega de Lesbos, Spyros Galinos, disse a uma rádio nesta segunda (2) que não há mais espaço para enterrar as vítimas desses naufrágios. Segundo ele, há pelo menos 50 corpos no necrotério da ilha que ainda aguardam destinação, devido à superlotação dos cemitérios

De acordo com Galinos, a prefeitura agora realiza negociações para adquirir um terreno vizinho ao cemitério local, de modo que possa expandir sua capacidade.

Somente no domingo (1º), ao menos 19 pessoas morreram após três diferentes incidentes com barcos superlotados que tentavam chegar à Europa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]