Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alimentos

Fome global cai pela 1.ª vez em 15 anos, mas meta da ONU está longe

Mundo tem 925 milhões de famintos, número classificado como tragédia pela FAO

Veja o relatório da pesquisa |
Veja o relatório da pesquisa (Foto: )

Genebra - O número de pessoas em situação de fome no mundo caiu em 2010 pela primeira vez em 15 anos, graças em parte à redução dos preços dos alimentos. No entanto, o mundo ainda está longe de cumprir o objetivo estipulado nas Metas do Milênio.

Dados divulgados ontem pela agência da ONU para a Agricul­­tura e a Alimentação (FAO) revelam que o número de subnutridos caiu 9,6%, para abaixo do número simbólico de 1 bilhão de pessoas, atingindo 925 milhões.

Mas a agência não comemorou. "Trata-se de um número inaceitável’’, disse o diretor-geral da entidade, Jacques Diouf. "A cada dez segundos, uma criança morre devido à desnutrição. A fome é a maior tragédia da humanidade, um escândalo’’, afirmou.

A FAO atribui parte desse re­­sultado à queda no preço dos alimentos após o pico atingido em 2008 – o que gerou distúrbios em diversos países em desenvolvimento –, e às boas colheitas de cereais e arroz neste ano.

O relatório relata progressos na batalha para acabar com a fo­­me, apesar de problemas gerados pela seca deste ano na Rússia.

Esse fato e as enchentes que de­­vastaram plantações no Pa­­quis­­tão são tidos por alguns como sinal de alarme de que os problemas ocorridos há dois anos po­­dem ser reavivados.

À época, uma alta na demanda por biocombustíveis e o au­­mento no preço do petróleo receberam grande parte da culpa pe­­los problemas. Por outro lado, o relatório alerta que o mundo está longe de alcançar a primeira dentre as chamadas Metas do Milênio, que prevê a redução da subnutrição em países em desenvolvimento de 20% no período 1990-1992 para 10% em 2015. Atual­­mente, esse índice está em 16%, em comparação aos 18% de 2009.

Líderes de todo o mundo de­­vem declarar, em reunião da ONU na próxima semana, que a série de metas estabelecidas para reduzir a pobreza e a fome em todo o mundo drasticamente até 2015 são alcançáveis, segundo um rascunho da declaração.

O representante da FAO para América Latina e Caribe, José Graziano, diz acreditar ser possível atingir a Meta do Milênio e che­­gar à proporção de 10% de subnutridos em países em desenvolvimento em 2015. "Se conseguirmos continuar reduzindo 100 milhões de pessoas por ano, nós cumpriremos a meta de reduzir pela metade a proporção [de subnutridos]’’, disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.