
Ouça este conteúdo
O Comando Sul dos EUA, sob o comando do general Francis L. Donovan, realizou uma nova operação visando eliminar ameaças do narcotráfico em águas internacionais do Pacífico.
A ação militar teve como alvo uma lancha que transitava por uma rota conhecida do tráfico internacional de drogas. Segundo dados oficiais, dois tripulantes morreram e um terceiro sobreviveu.
As Forças Armadas americanas detalharam que, após o ataque, a Guarda Costeira ativou o sistema de busca e salvamento para socorrer o tripulante da embarcação que sobreviveu à operação.
No mesmo dia, os EUA apreenderam um submarino no Pacífico, em conjunto com as forças armadas da Colômbia, iniciativa que resultou na destruição de 10 toneladas de cocaína, droga avaliada em aproximadamente US$ 441 milhões, e na detenção de quatro pessoas.
O novo ataque contra uma lancha se soma a outros 40 semelhantes realizados em águas internacionais desde agosto de 2025, como parte do projeto do presidente Donald Trump de proteger seu país das ameaças do narcotráfico.
A nova investida contra uma embarcação no Pacífico acontece uma semana após a visita oficial do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, à Casa Branca.




