Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Abalo

Forte tremor atinge ilha da Indonésia e causa pânico

Família da cidade de Medan, em Sumatra (Indonésia), foi para a rua de madrugada com medo do terremoto | Tarmizy Harva/Reuters
Família da cidade de Medan, em Sumatra (Indonésia), foi para a rua de madrugada com medo do terremoto (Foto: Tarmizy Harva/Reuters)

Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu ontem a costa de Aceh, na ilha indonésia de Su­­matra, mas não havia relatos imediatos de vítimas ou danos materiais. Inicialmente, a magnitude do tremor foi informada em 7,8.

Um fotógrafo da Reuters em Sinabang, na ilha de Simeulue, sul de Aceh, disse que houve pânico e que a eletricidade foi cortada após o tremor. A emissora Metro TV reportou que as pessoas correram para áreas mais elevadas em algumas regiões.

O governador de Aceh, Ir­­wandi Yusuf, afirmou que não havia até às 23 h de ontem (horário de Brasília) relato de vítimas ou danos. "Estou na costa, algumas pessoas foram procurar abrigo em áreas mais altas, mas agora já voltaram a suas casas", disse ele à Metro TV.

O tremor teve epicentro a 200 quilômetros oeste-noroeste de Sibolga e a 215 quilômetros de Medan, a maior cidade de Su­­matra, com profundidade de 31 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Uma testemunha relatou que foram registrados ao menos três tremores secundários. O Centro de Alertas para Tsunamis no Pa­­cífico inicialmente alertou que o terremoto poderia gerar um tsunami local, porém mais tarde retirou o alerta, dizendo que as "leituras do nível do mar indicam que um tsunami significativo não foi gerado".

Uma autoridade da agência meteorológica da Indo­­nésia disse que um pequeno tsunami de apenas três centímetros foi registrado em Si­­nabang e que cancelou seu próprio alerta de tsunami.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,15 atingiu a costa da província de Aceh, em Sumatra, causando um tsunami no Oceano Índico que matou cerca de 226 mil pessoas na Indonésia, Sri Lan­­ka, Índia, Tailândia e em ou­­tros nove países.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.