• Carregando...
chuvas estragos
Toda a aldeia de Schuld, no distrito de Ahrweiler, foi destruída após uma forte inundação do rio Ahr, em Schuld, Alemanha, em 15 de julho de 2021| Foto: SASCHA STEINBACH/Agência EFE/Gazeta do Povo

Pelo menos 33 pessoas morreram e várias foram dadas como desaparecidas nas últimas horas devido às fortes chuvas e tempestades que atingem o oeste da Alemanha desde terça-feira, de acordo com os últimos dados das autoridades nas regiões afetadas.

A tempestade afetou particularmente os estados federados da Renânia do Norte-Vestfália, os mais populosos do país, e da Renânia-Palatinado, onde causou inundações e o desabamento de edifícios.

Entre as vítimas estão dois bombeiros. Um morreu afogado após cair na água e outro em consequência de uma queda sofrida durante o trabalho de resgate.

"Vivemos inundações de dimensões catastróficas que ocorreram na Renânia-Palatinado. Somos uma região acostumada a inundações, mas o que vivemos é uma catástrofe", disse a primeira-ministra daquele estado, Malu Dreyer.

"Estamos lutando para salvar as pessoas. Os prejuízos nos municípios são imensos", acrescentou.

O município de Ahrweiler, a cerca de 50 quilômetros de Bonn, é um dos mais afetados. Quatro pessoas morreram e seis edifícios desabaram devido aos danos causados pelas chuvas e mais de 20 estão em risco.

O número de pessoas dadas como desaparecidas até o momento é de 70.

Cortes de energia

 Um carro destruído encontra-se no rio Ahr após fortes enchentes em Schuld, Alemanha, em 15 de julho de 2021 | Foto:  SASCHA STEINBACH/Agência EFE/Gazeta do Povo
Um carro destruído encontra-se no rio Ahr após fortes enchentes em Schuld, Alemanha, em 15 de julho de 2021 | Foto: SASCHA STEINBACH/Agência EFE/Gazeta do Povo

O Serviço Meteorológico Alemão (DWD, sigla em alemão) espera que as chuvas diminuam. "Ainda pode haver chuva forte em alguns lugares, mas não será tão generalizada como na noite passada", disse Markus Mannital, do DWD.

As inundações obrigaram o corte no serviço de energia elétrica em vários municípios para evitar curtos-circuitos e o transporte ferroviário na região também foi afetado.

Na cidade de Colônia, o rio Reno transbordou e inundou parte do distrito de Deutz.

O ministro do Interior da Renânia do Norte-Vestfália, Herbert Reul, classificou a situação como "extremamente difícil".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]