Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão na europa

França inicia maior exercício militar desde a Guerra Fria

frança exercicio militar
O presidente da França, Emmanuel Macron. (Foto: SARAH MEYSSONNIER/EFE/EPA )

Ouça este conteúdo

A França lançou neste fim de semana o Orion 26, seu maior exercício militar desde a Guerra Fria. O exercício deve mobilizar cerca de 12,5 mil soldados em um treinamento que deve durar três meses. Segundo a imprensa francesa, ele serve como preparação para cenários de guerra de alta intensidade na Europa.

O exercício ocorre em meio ao agravamento do ambiente de segurança na Europa e tem como pano de fundo a ameaça representada pela Rússia, segundo autoridades francesas.

De acordo com o Ministério das Forças Armadas da França, o exercício envolve 25 navios - incluindo o porta-aviões nuclear Charles de Gaulle -, cerca de 140 aeronaves, mais de mil drones e forças de 24 países aliados. O objetivo é testar a capacidade de resposta das Forças Armadas francesas e de parceiros internacionais em ambientes “complexos, contestados e de múltiplos domínios”, incluindo terra, mar, ar, espaço e ciberespaço. O tamanho das forças mobilizadas é maior do que o de qualquer outro exercício militar conduzido pela França desde o fim da Guerra Fria.

Conforme o cronograma divulgado, a primeira fase do exercício inclui desembarques anfíbios e operações aéreas no oeste da França, com simulações de contra-ataques, travessia de rios e emprego de fogo real. A partir de abril, o treinamento passará a operar sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com o objetivo de avaliar a operação entre exércitos europeus e aliados.

Segundo autoridades militares francesas, citadas pela imprensa europeia, o exercício também busca testar cadeias logísticas, sistemas de comando e controle e a capacidade da França de liderar uma coalizão multinacional em um eventual conflito de grande escala.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.