• Carregando...

ONU critica política italiana

"Detritos tóxicos"

Folhapress, Genebra

A Itália se viu na berlinda ontem durante o segundo dia de sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, quando a alta comissária das Nações Unidas para o tema, Navi Pillay, criticou a política do país para conter a imigração.

Veja a matéria completa

Paris - A França concederá permissão de residência aos estrangeiros que façam uma "contribuição econômica excepcional", como a criação ou preservação de pelo menos 50 empregos, ou invistam pelo menos 10 milhões de euros (US$ 14 milhões) no país, segundo um decreto oficial publicado ontem.

"Será considerado como aquele que aporta uma contribuição econômica excepcional na França o estrangeiro que, pessoalmente ou por meio de uma empresa que dirija ou na qual tenha o controle de pelo menos 30% do capital, reúna uma das duas condições (investir 10 milhões de euros ou criar 50 empregos)", completa o decreto do governo Nicolas Sar­­kozy.

A medida faz parte de uma série de decisões que o governo tomou para regularizar a imigração no país.

Ao mesmo tempo em que anunciou as condições para permissão de residência a estrangeiros, o governo desistiu de uma de suas medidas mais polêmicas: o teste de DNA para os imigrantes que tentam provar vínculos de sangue para entrar na França. Parte da lei sobre o controle da imigração, aprovada pelo Parla­­mento em 2007, a disposição prevê a análise do código genético para os pedidos de reagrupamento familiar e nos casos em que é difícil provar a filiação por ausência de censos ou documentos confiáveis.

Segundo o ministro da Imi­­gração da França, Eric Besson, há tantas restrições para a utilização da medida que ela simplesmente não é aplicável. O recurso ao DNA foi um dos aspectos mais questionados quando da aprovação da lei.

De acordo com estatísticas oficiais, há cerca de 5 milhões de es­­trangeiros na França, 30% dos quais considerados ilegais pelo governo. A população total é 60,9 milhões de pessoas. Desde 2005, crescem os movimentos pela legalização dos imigrantes no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]