Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

França votará a favor do Estado palestino na ONU

Mural com retrato do líder Arafat, em Ramallah, na Cisjordânia | Mahmoud Zayyat/AFP
Mural com retrato do líder Arafat, em Ramallah, na Cisjordânia (Foto: Mahmoud Zayyat/AFP)

O ministro da Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, disse ontem que a França votará a favor do reconhecimento de um novo status para a Palestina na Assembleia-Geral da Organi­zação das Nações Unidas (ONU). A votação está marcada para amanhã.

Fabius afirmou à Assem­bleia Nacional francesa que o país tem apoiado a ambição palestina e "responderá sim" quando o tema for indicado para votação, "sem preocupações de coerência".

Com o anúncio, a França, membro permanente do Conselho de Segurança, se torna o primeiro grande país europeu a se manifestar publicamente a favor de um novo status na ONU para os palestinos. A decisão francesa representa um revés para Israel, que rejeita a ideia.

Em Nova York, o observador palestino na ONU, Riyad Mansour, previa ontem que "um evento histórico acontecerá" amanhã", quando o status da Palestina como "Estado" observador da ONU será colocado em votação pela Assembleia-Geral.

Atualmente, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) é considerada uma "entidade" observadora na ONU, com direito a voz, mas não a voto. Para obter a promoção de "entidade" para "Estado" observador, os palestinos precisam da maioria dos votos dos 193 membros da Assembleia-Geral da ONU.

Como 131 países já reconheceram o Estado palestino e 107 votaram a favor da inclusão da Palestina como membro pleno da Unesco, a expectativa é de que o no status seja aprovado com folga.

Arafat

O corpo de líder palestino Yasser Arafat foi novamente sepultado ontem algumas horas depois de ter sido exumado na Cisjordânia. A exumação faz parte de investigações sobre as causas da morte do histórico líder, morto em 2004. Há suspeitas de que Arafat tenha sido envenenado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.