Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desafio

Francês prepara travessia do Pacífico a nado

Benoît Lecomte cruzou o Atlântico em 1998. Agora, vai partir de Tóquio, em abril de 2012, e nadar até São Francisco, nos EUA

O francês Benoit Lecomte, que já atravessou o Oceano Atlântico e agora pretende cruzar o Pacífico | Jean-Paul Cottart/AFP Photo
O francês Benoit Lecomte, que já atravessou o Oceano Atlântico e agora pretende cruzar o Pacífico (Foto: Jean-Paul Cottart/AFP Photo)

Primeiro homem a atravessar o Oceano Atlântico a nado em 1998, o francês Benoît Lecomte anunciou nesta sexta-feira (11) que está se preparando para um novo desafio, o Oceano Pacífico.

Lecomte deve iniciar a travessia no dia 14 de abril de 2012, para um percurso de cerca de 8.800 km, de Tóquio, no Japão, até São Francisco, nos Estados Unidos, que pretende completar em cinco meses.

Em 1998, ele tinha atravessado o Atlântico em 73 dias, largando de Cape Cod (no Massachusetts, costa leste dos Estados Unidos) para chegar em Quiberon, na França, nadando em média seis horas por dia, contando com o apoio de um barco no qual descansava regularmente.

Desta vez, pretende nadar oito horas diárias e será acompanhado por um catamarã de 55 pés. "Sempre vou sair exatamente do mesmo lugar onde parar para descansar", disse o nadador.

A principal novidade em relação a 1998 será o equipamento que levará para permanecer conectado durante todo o tempo da travessia. "Poderei me comunicar com a equipe do barco e receber telefonemas graças a um sistema integrado na máscara", afirmou.

A máscara também terá uma pequena tela conectada com um computador, com o qual poderá ler seus emails e "responder graças a um programa de reconhecimento de voz".

O nadador ainda explicou que o objetivo deste desafio é arrecadar fundos para a luta contra o câncer, em homenagem ao seu pai, vítima da doença.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.