• Carregando...

O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, prometeu neste sábado (23) garantir os direitos de propriedade dos chamados "brasiguaios", colonos brasileiros, em sua maioria produtores rurais, que vivem em seu país.

"Esses brasileiros que são cidadãos paraguaios terão um tratamento preferencial. Certamente esse governo [do ex-presidente Fernando Lugo] foi o que mais nacionalizou cidadãos brasileiros radicados no Paraguai. Eles [os brasiguaios] podem ficar seguros sobre a preservação de seus direitos", disse ele, em declarações reproduzidas pela Agência Brasil.

Franco concedeu uma entrevista coletiva a jornalistas na sede do governo neste sábado em Assunção.

Brasiguaios

Cerca de 400 mil brasileiros, a maioria produtores rurais, vivem num cenário de tensão permanente com camponeses do Paraguai.

A questão das terras divide o país. De um lado estão os trabalhadores rurais sem-terra, base histórica do ex-presidente Fernando Lugo.

De outro, os produtores de soja, empreendedores rurais em grande medida responsáveis pela recente (e forte) expansão econômica do país.

Os sem-terra reivindicam 167 mil hectares de terras na região do Alto Paraná, faixa de fronteira com o Brasil. Dizem que se trata de apenas uma parte dos quase 300 mil hectares de propriedades cuja titularidade nunca saiu das mãos do Estado. Terras públicas que teriam sido usurpadas por "grileiros de terras brasileiros".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]