• Carregando...
Fumio Kishida, ex-ministro de Relações Exteriores do Japão, é eleito líder do Partido Democrático e deve se tornar o primeiro-ministro do país, 29 de setembro
Fumio Kishida, ex-ministro de Relações Exteriores do Japão, é eleito líder do Partido Democrático e deve se tornar o primeiro-ministro do país, 29 de setembro| Foto: EFE/EPA/Du Xiaoyi / POOL

Fumio Kishida, ex-ministro das Relações Exteriores do Japão, venceu a eleição para líder do partido governista Liberal Democrático nesta quarta-feira (29) e deve se tornar o novo primeiro-ministro japonês.

O moderado Kishida substituirá o primeiro-ministro Yoshihide Suga, que renunciou após um ano de mandato. Ele venceu a disputa com Taro Kono, o popular ministro da vacinação contra Covid-19, no segundo turno da eleição interna do partido de direita, por 257 votos a 170.

Os dois chegaram ao segundo turno após uma votação em que tiveram uma pequena diferença - Kishida teve 256 votos e Kono, 255 - e ficaram a frente das outras duas candidatas que participaram da eleição interna, Sanae Takaichi (que obteve 188 votos) e Seiko Noda (63).

Como novo líder do Partido Liberal Democrático, Kishida muito provavelmente será eleito primeiro-ministro na segunda-feira pelo parlamento japonês, onde o seu partido e o seu parceiro de coalizão detêm a maioria em ambas as câmaras.

Após a vitória, Kishida se comprometeu a enfrentar "crises nacionais", incluindo a Covid-19, os efeitos da pandemia sobre a economia e as quedas nas taxas de natalidade no país.

Kishida também afirmou em seu discurso que trabalhará em "questões importantes para o futuro do Japão" por meio de uma visão de "um Indo-Pacífico livre e aberto" que faça frente à assertividade da China na região.

Suga renunciou no início de setembro como líder do partido, e consequentemente do cargo de primeiro-ministro, com índices muito baixos de popularidade. A decisão de realizar os jogos olímpicos em Tóquio apesar do agravamento da pandemia no país recebeu muitas críticas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]