Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Hamas

Funcionário da ONU acusado de participar de ataques a Israel foi morto, diz secretário-geral

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres (Foto: EFE/EPA/EDUARDO MUNOZ)

Ouça este conteúdo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou neste domingo (28), que um dos 12 funcionários da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) supostamente envolvidos no ataque mortal do Hamas contra Israel em 7 de outubro, foi morto, e outros dois estariam perto de serem identificados

“As Nações Unidas estão tomando medidas rápidas na sequência das alegações extremamente graves contra vários funcionários da Agência de Assistência e Obras da ONU (UNRWA)”, disse Guterres, que prometeu que “qualquer funcionário da ONU envolvido em atos de terror será responsabilizado, inclusive através de processo criminal”.

O comunicado de Guterrez é uma tentativa de reaver parte do apoio internacional para os trabalhos da UNRWA, que perdeu financiadores importantes como EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, Finlândia, entre outros, desde que a notícia de que 12 de seus funcionários teriam participado dos ataques a Israel. O último país a suspender o apoio financeiro à agência foi a França. Em um comunicado divulgado neste domingo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês afirmou que o país “não tem planos de fazer mais pagamentos no primeiro semestre de 2024” à UNRWA. No ano passado, a França destinou quase 60 milhões de euros (R$ 320 milhões) para a agência.

VEJA TAMBÉM:

Ele defendeu a continuidade das operações da agência, e pediu para os países que suspenderam as contribuições para UNRWA voltem a financiar a agência. Ele lembrou que dois milhões de civis dependem da assistência da agência. "Os alegados atos abjetos destes funcionários têm de ter consequências. Mas as dezenas de milhares de homens e mulheres que trabalham para a UNRWA, muitos deles em situações extremamente perigosas, não devem ser penalizados. As necessidades urgentes das populações desesperadas de que cuidam devem ser atendidas", disse o secretário-geral.

Por conta das suspeitas de envolvimento dos funcionários da ONU com o Hamas, na sexta-feira (26), o embaixador de Israel na Organização das Nações Unidas (ONU), acusou a ONU de ter se "convertido em uma das armas do arsenal dos nazistas modernos contra nós [se referindo a Israel]. Já o Hamas, grupo terrorista que controla a Faixa de Gaza desde 2007, negou no sábado (27) que funcionários da UNRWA tenham colaborado com suas ações terroristas.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.