Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Despedida de Francisco

Funeral do papa deve reunir pelo menos 200 mil fiéis no sábado (26)

Fiel segura foto do papa Francisco no dia de sua morte na Praça São Pedro, no Vaticano. (Foto: EFEEFE/ Angelo Carconi)

Ouça este conteúdo

Pelo menos 200 mil pessoas são esperadas no funeral do papa Francisco na Praça São Pedro no próximo sábado (26), e outras 250 mil nos dias seguintes, para a eleição de seu sucessor, segundo previsões do chefe da Defesa Civil italiana, Fabio Ciciliano.

"Estamos analisando os fluxos de fiéis que chegam à Itália e a Roma — por estrada, trem, avião e barco — com atenção especial às chegadas da América do Sul, especialmente da Argentina", disse Ciciliano, que foi nomeado pelo governo como comissário extraordinário para este evento, de acordo com o jornal Corriere della Sera.

"Estamos monitorando o número de pessoas que chegam ao nosso país para adaptar as medidas de recepção e gestão do nosso Comitê de Operações", acrescentou, ressaltando que voluntários da Defesa Civil estão chegando de todas as regiões italianas e que "na prática, há 2.500 pessoas disponíveis todos os dias".

O momento mais delicado, segundo o comissário extraordinário, será a transferência do caixão de Francisco de São Pedro para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, logo após o funeral: "Um cortejo fúnebre terá que ser organizado porque, ao longo do percurso, milhares de pessoas vão querer prestar suas últimas homenagens ao papa", explicou.

"Para encontrar um evento desse tipo, é preciso voltar muito no tempo e com números bem menores", destacou Ciciliano.

Todo o plano de segurança permanecerá em vigor durante o conclave, e uma nova reunião será realizada nas próximas horas "para finalizar o plano de fortalecimento das redes telefônicas e de dados e preparar a recepção de delegações estrangeiras".

Até o momento, segundo relatos da imprensa, a Itália destinou até agora 5 milhões de euros para a organização desses eventos.

Cardeal camerlengo realizará ritos de fechamento do caixão e enterro do papa

O cardeal camerlengo, Kevin Joseph Farrell, será o responsável por conduzir na próxima sexta-feira (25) o fechamento do caixão do papa Francisco, bem como seu enterro na Basílica de Santa Maria Maior, onde o pontífice será sepultado por sua vontade expressa após o funeral.

Tanto no fechamento do caixão como no enterro também estarão presentes no fechamento do caixão, que acontecerá às 20h de sexta-feira (hora local, 15h de Brasília) o decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, além de outros seis cardeais, incluindo o arcebispo Roger Michael Mahony, o protodiácono Dominique Mamberti e o arcipreste da Basílica, Mauro Gambetti.

Outras presenças esperadas são as do secretário de Estado, Pietro Parolin, o vigário geral de Roma, Baldassare Reina, e o cardeal esmoleiro, Konrad Krajewski, detalhou o Vaticano, acrescentando que vários arcebispos também participarão, juntamente com cônegos da Santa Sé e os secretários de Francisco.

"No sábado, 26 de abril de 2025, ao final do funeral, o caixão do Romano Pontífice Francisco será escoltado até a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore para seu sepultamento. Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá o rito", detalhou o comunicado do Vaticano.

O cardeal Re oficiará o funeral no sábado, às 10h (5h), na Praça de São Pedro, em uma cerimônia que deve contar com a presença de chefes de Estado do mundo todo. Depois, o caixão será transferido para Santa Maria Maior para o sepultamento, de acordo com o testamento do pontífice argentino.

Fiéis prestam últimas homenagens ao papa Francisco

Milhares de fiéis se despedem do papa Francisco na Basílica de São Pedro, a partir desta quarta-feira (23).

A basílica permanecerá aberta nesta quarta-feira até meia-noite e reabrirá amanhã às 7h (2h) para fechar no mesmo horário, enquanto que na sexta-feira a visitação será encerrada às 19h (14h), quando será fechada para dar início ao rito de fechamento do caixão.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.