• Carregando...
furacão Dorian continuará levando destruição para as Bahamas
Barcos amarrados em preparação para a aproximação do furacão Dorian, em 1 de setembro de 2019 em Sandyport, Nassau, Bahamas| Foto: Lucy WORBOYS/AFP

O furacão Dorian está se movendo lentamente para o noroeste, a 4 km/h, em direção ao litoral da Flórida, segundo o mais recente alerta do Centro nacional de Furacões dos Estados Unidos, emitido ao meio-dia desta terça-feira (3).

O epicentro do furacão continua no norte das Bahamas e deve causar mais destruição no arquipélago pelas próximas "várias horas". Pelo menos 5 pessoas morreram e 21 foram feridas na "tragédia histórica", segundo o governo das Bahamas. Os números ainda podem aumentar. A Cruz Vermelha afirmou que 13 mil casas foram destruídas parcial ou completamente nas ilhas atingidas.

A intensidade dos ventos diminuiu na manhã desta terça, chegando a 175 km/h, mas com rajadas mais intensas. O Dorian, neste momento, é um furacão de categoria 3. Quando atingiu as Bahamas no domingo (1º) era classificado como uma tempestade de categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson.

Dados de aeronaves de reconhecimento meteorológico indicam que o furacão está aumentando de tamanho. Os ventos mais fortes se estendem para até 95 km do centro do furacão e os ventos com força de tempestade tropical se estendem por até 280 km. A pressão mínima é de 955 mb.

Alertas para a Flórida

O furacão está se movendo muito lentamente para o noroeste. Na cidade de Júpiter, na Flórida, já foram registradas rajadas de vento de 98 km/h. O Centro Nacional de Furacões alertou que o Dorian pode chegar na costa leste da Flórida a partir da noite desta terça-feira (3): de Júpiter (cerca de 30 km ao norte de West Palm Beach) à praia de Ponte Vedra (cerca de 30 km ao sudeste de Jacksonville) - ou seja, o alerta foi emitido para cerca de 400 km de litoral.

Um aviso de furacão também foi emitido para a costa da Carolina do Sul, entre o norte de Edisto Beach até South Santee River. A previsão é de que o Dorian atinja esta região na quarta-feira (4) à noite ou quinta de manhã.

O furacão também pode chegar de Júpiter ao norte de Deerfield Beach, cerca de 24 km ao norte de Fort Lauderdale; e de Ponte Vedra ao sul de Santee River, na Carolina do Sul.

Não foram emitidos alertas de furacão para o restante do litoral ao sul e para o interior da Flórida. Porém, o Centro de Furacões informou que avisos adicionais podem ser necessários para setores da costa leste da Flórida nesta terça-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]