
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês) informou que o centro do furacão Ike estava às 15 horas, horário de Brasília, 270 quilômetros a sudeste de Galveston (Texas) e 430 quilômetros a leste de Corpus Christi (Texas), movendo-se na direção oeste-noroeste a 19 quilômetros por hora. "Uma virada para noroeste é esperada para hoje (sexta), com uma virada para o norte esperada para o sábado", diz o informe, acrescentando que "na trajetória prevista, o centro de Ike estará muito próximo à costa do Texas mais tarde hoje (sexta) ou amanhã (sábado) cedo. Contudo, como Ike é um ciclone tropical muito grande, o tempo vai começar a se deteriorar ao longo da costa muito em breve".
Segundo o NHC, "dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e dos aviões de reconhecimento da Força Aérea indicam que os ventos máximos sustentados continuam em torno de 165 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes. Ike é um furacão Categoria 2 na escala Saffir-Simpson, mas poderá alcançar a costa como Categoria 3".
O informe acrescenta que "Ike continua a ser um ciclone tropical muito grande. Ventos com força de furacão se estendem para fora a até 195 quilômetros do centro e ventos com força de tempestade tropical se estendem para fora a até 445 quilômetros". O documento diz ainda que "tornados isolados são possíveis hoje em porções do sul da Louisiana e no extremo norte do Mississippi. Tornados isolados são possíveis hoje à noite em porções do sudoeste da Louisiana e no sudeste do Texas". A íntegra do informe em inglês pode ser obtida no site do NHC.



