Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tempestade

Furacão Irma faz as primeiras vítimas nos EUA; Flórida tem milhares sem energia

Ao menos 6,3 milhões de moradores da Flórida receberam ordem para se retirar diante da chegada da tempestade

Irma deixou destruição em Florida Keys, no extremo sul da Flórida | Gaston de Cardena/AFP
Irma deixou destruição em Florida Keys, no extremo sul da Flórida (Foto: Gaston de Cardena/AFP)

O furacão Irma chegou à Flórida, nos Estados Unidos, neste domingo (10). O olho do furacão atingiu as ilhas Keys, ao sul da região, por volta das 7h10 no horário local (8h10 em Brasília), com vento que chegavam a 215 km/h. A rede de notícias americana ABC News afirmou que ao menos três pessoas já morreram com a passagem de Irma pela Flórida - onde mais de 1 milhão de residências ficaram sem energia. Ao menos outras 21 pessoas morreram em ilhas do Caribe por onde a tempestade passou antes de atingir a Flórida.

Veja fotos da chegada do Irma à Flórida

Leia também: vídeos registram chegada do furacão Irma à Flórida

Uma das vítimas seria um homem do Condado de Monroe, que morreu neste sábado (9) depois de perder o controle de um caminhão. De acordo com a rede de notícias, ele transportava um gerador no veículo em uma área atingida por uma grande ventania.

Além disso, a Patrulha Rodoviária da Flórida comunicou que duas pessoas morreram em um acidente na manhã deste domingo no condado de Hardeee, a sudeste de Tampa, que já foi atingido por vento e chuva provocados pelo furacão Irma, mesmo antes da passagem do olho do furacão pela região.Contudo, ainda não foi esclarecido o papel que as condições climáticas tiveram no acidente. A polícia está investigando o ocorrido e não divulgou outros detalhes.

O Centro Nacional de Furacões prevê que o núcleo do furacão Irma provavelmente vai atingir diretamente a altamente povoada região de Tampa e St.Petesburg, também na Flórida, depois de passar pelas ilhas. O centro do furacão provavelmente alcançará Tampa por volta das 2h (horário local) na segunda-feira (11), mas ventos, chuvas e tornados devem ser observados nessa área muito antes disso. Por volta das 9h10 (horário local), a tempestade passava pela lha de Cudjoe.

Depois de perder força ao tocar o solo de Cuba, o Irma voltou a ganhar força e chegou à Flórida com força de categoria 4, uma das mais fortes da escala, que vai até 5. O furacão se move a cerca de 13 km/h, de acordo Centro Nacional de Furacões dos EUA. Com isso, a expectativa é que ele atravesse a Flórida ao longo deste domingo e de segunda. Em seguida, o fenômeno deve seguir para o estado da Georgia.

Até sábado (9), a expectativa era de que o olho do furacão passasse pela costa leste do estado, onde fica Miami. No entanto, houve uma mudança de rota e o fenômeno deve atingir mais fortemente a costa oeste, onde está a cidade de Tampa.

Estragos

O olho do furacão tem cerca de 40 km de diâmetro e gera fortes ventos e chuvas num raio de 600 km. Com isso, todo o Estado da Flórida deverá ser afetado por tempestades. Há risco de alagamentos e de fortes danos às casas.

Com a previsão, ao menos 6,3 milhões de moradores da Flórida receberam ordem para se retirar diante da chegada da tempestade. As autoridades alertam para fortes ventos e ondas que podem superar 4,5 metros. Apesar de Miami não estar na rota direta do furacão, a cidade enfrenta fortes ventos e chuva. Já há registros de inundação e árvores caídas na cidade.

A Florida Power & Light Company disse que quase 1,1 milhão de clientes em todo o Estado estavam sem energia na manhã deste domingo. Cerca de 574 mil interrupções estavam no condado de Miami-Dade.

Os aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Tampa e Orlando estão fechados. Na área de Orlando, os parques Walt Disney World, Universal Studios e Sea World também fecharam suas portas até segunda-feira (11).

A chegada do Irma fez ainda o Serviço Meteorológico Nacional em Miami emitir alertas de tornado para áreas dos condados de Monroe, Miami-Dade e Broward no sul da Flórida.Em uma publicação no Facebook neste domingo, a Polícia de Key West, uma das ilhas da região, pediu às pessoas que permaneçam onde se refugiaram até o furacão ter passado completamente.

O furacão deixou ao menos 25 mortos no Caribe, em San Martin, Ilhas Virgens, Anguilla, Porto Rico e Barbuda.

Em Cuba, atingida pelo Irma na sexta-feira (8) e sábado (9), houve fortes inundações no litoral, de Matanzas a Havana, com ondas de seis a nove metros, segundo o Instituto de Meteorologia do país.

A água do mar golpeou o Malecón, a avenida costeira de Havana, e avançou por 250 metros da cidade. Ao menos 1,5 milhão de pessoas foram evacuadas na ilha.

Alerta brasileiro

Em nota divulgada na sexta-feira (8), o Itamaraty afirmou que a rede de embaixadas e consulados do país na Flórida está em estado de alerta e pronta a atender possíveis emergências envolvendo cidadãos brasileiros.

Por isso, o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty, em Brasília, está funcionando desde sábado (9). Quem precisar pode entrar em contato com as equipes de plantão pelos telefones+55 61 2030 8803 ou 8804 das 8h às 20h, ou pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br.

Entre 20h e 8h, poderão ser acionados os telefones + 55 61-98197-2284 (Plantão Consular) e +55 61-99834-6963 (Plantão Consular para atendimentos relacionados às ilhas do Caribe).

O Ministério das Relações Exteriores ressalta que os contatos destinam-se exclusivamente a emergências consulares.

Ainda em nota, o governo brasileiro disse estar acompanhando os desdobramentos da passagem do furacão Irma pelo Caribe e Estados Unidos e “expressa sua solidariedade a todas as pessoas atingidas, a seus familiares e aos governos dos países afetados”.

Rodovia Dale Mabry, em Tampa, na Flórida, às escuras com a chegada de Irma | Brian Blanco/AFP

1 de 9

Rodovia Dale Mabry, em Tampa, na Flórida, às escuras com a chegada de Irma

Fort Lauderdale, cidade vizinha de Miami, é atingida por ondas gigantes que indicam a chegada de Irma | Chip Somodevilla/AFP

2 de 9

Fort Lauderdale, cidade vizinha de Miami, é atingida por ondas gigantes que indicam a chegada de Irma

Marina em Miami é atingida por ondas e ventos fortes | Joe Raedle/AFP

3 de 9

Marina em Miami é atingida por ondas e ventos fortes

Homem tenta resistir aos ventos fortes em uma rua de Miami neste domingo (10). Furacão Irma chegou à Flórida durante a manhã | Joe Raedle/AFP

4 de 9

Homem tenta resistir aos ventos fortes em uma rua de Miami neste domingo (10). Furacão Irma chegou à Flórida durante a manhã

Guindaste não resiste à força do vento que precede a passagem do furacão Irma e quebra no alto de um prédio de Miami | Joe Raedle/ AFP

5 de 9

Guindaste não resiste à força do vento que precede a passagem do furacão Irma e quebra no alto de um prédio de Miami

Tempestade Irma se aproxima da Flórida e traz ventos de até 215 km/h durante a manhã de domingo (10) | Joe Raedle/AFP

6 de 9

Tempestade Irma se aproxima da Flórida e traz ventos de até 215 km/h durante a manhã de domingo (10)

 |

7 de 9

Chuva e ventos fortes anunciam chegada do furacão Irma em Bonita Springs, no condado de Lee, na Flórida | Spender Platt/AFP

8 de 9

Chuva e ventos fortes anunciam chegada do furacão Irma em Bonita Springs, no condado de Lee, na Flórida

 |

9 de 9

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.