• Carregando...
Imagem de satélite mostra o furacão Isaac próximo da costa dos Estados Unidos | Nasa/Reuters/Divulgação
Imagem de satélite mostra o furacão Isaac próximo da costa dos Estados Unidos| Foto: Nasa/Reuters/Divulgação

A tempestade tropical Isaac irá se converter em um furacão da categoria 2 antes de tocar a terra em algum lugar entre a Flórida e a Louisiana, de acordo com previsões do Centro Nacional de Furações dos Estados Unidos (CNH). Com isso, os ventos podem chegar a até 161 quilômetros por hora na quarta-feira e o presidente dos EUA, Barack Obama, declarou estado de emergência na Louisiana.

Obama informou ao governador da Louisiana, Bobby Jindal, que estava tomando medidas para liberar fundos federais, durante uma teleconferência com autoridades locais, um dia antes de a tormenta tocar a terra, segundo as previsões. Nesta segunda-feira (27), as petroleiras americanas que atuam no Golfo do México paralisaram suas atividades em plataformas e refinarias costeiras, temendo que a tempestade tropical Isaac se torne um furacão e atinja a região. O receio das companhias é de que a tormenta cause mais danos do que furacão Katrina, em 2005, que deixou um prejuízo de bilhões de dólares.

Em Tampa, na Flórida, o presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, encerrou a primeira sessão da convenção republicana de Mitt Romney em menos de dois minutos. As falas de oradores foram adiadas até terça-feira por causa da tempestade Isaac, prevista para chegar à Flórida como furacão.

No domingo, o governador de Louisiana, disse que a Chevron Corp., uma das maiores operadoras da região, estava em processo de fechamento de sua refinaria em Pascagoula, que produz 330 mil barris por dia. No fim de semana, autoridades americanas anunciaram que ao menos 24% da extração de petróleo e 8% da produção de gás haviam sido paralisadas na costa sul.

Moradores deixam suas casas na costa sul dos EUA

Segundo alguns meteorologistas, a tempestade Isaac parece ter características bem parecidas com o Katrina. À CNN, Dave Hennen disse que a previsão para as duas tormentas é quase idêntica, mas autoridades tentam acalmar a população.

Milhares de pessoas deixaram suas casas no início desta segunda-feira em Louisiana, Mississippi e Alabama com medo da tempestade tropical Isaac. "É difícil entender que no mesmo dia, sete anos depois do Katrina, outro furacão está vindo em nossa direção", disse o governador do Mississippi, Phil Bryant.

Os três estados declararam estado de emergência. O governador do Alamaba, Robert Bentley, ordenou que moradores da costa e regiões mais baixas começassem a abandonar suas casas às 8h (horário local).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]