Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Para entender

O futuro de Maduro: entenda o julgamento do ditador nos EUA

Ilustração da artista Jane Rosenberg retrata o ditador Nicolás Maduro durante audiência no tribunal federal de Nova York, nesta segunda-feira (5). (Foto: Jane Rosenberg/EFE)

Ouça este conteúdo

Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, se declararam inocentes das acusações de narcoterrorismo e tráfico de drogas em um tribunal de Nova York nesta segunda-feira (5). O processo agora entra na fase pré-processual, marcando o início de uma longa batalha judicial nos EUA.

Quais são as acusações contra o casal?

Maduro é acusado de conspiração para narcoterrorismo, importação de cocaína e uso de armas pesadas. Sua esposa, Cilia Flores, responde por conspiração para importação de cocaína e crimes com armas de guerra. A Justiça dos EUA alega que eles usaram o Estado venezuelano para traficar drogas em parceria com grupos como o Tren de Aragua.

Quem são as figuras centrais do julgamento?

O caso está nas mãos do juiz Alvin Hellerstein, de 92 anos, conhecido por seu rigor e por atuar em processos do 11 de setembro. A acusação é liderada por Jay Clayton, indicado por Donald Trump. A defesa de Maduro é feita por Barry Pollack, que também defende Julian Assange, enquanto Cilia Flores é representada pelo ex-procurador Mark Donnelly.

O que aconteceu na primeira audiência?

Maduro e Cilia Flores se declararam inocentes de todas as acusações. A defesa de Maduro adiantou que vai argumentar que ele possui imunidade por ser chefe de Estado. Já os advogados de Flores pediram uma avaliação médica para ela, alegando ferimentos sofridos durante a operação de captura. Ambos permanecerão presos.

O que é a fase pré-processual?

Significa que agora começa uma etapa de preparação para o julgamento. Advogados de defesa e promotores trocarão as provas que possuem, e a defesa poderá fazer pedidos ao juiz, como questionar a competência do tribunal ou a legalidade da captura, antes que o julgamento principal se inicie.

E quais são os próximos passos?

A próxima audiência foi marcada para 17 de março. Até lá, o casal ficará detido no Metropolitan Detention Center (MDC), no Brooklyn, pois a defesa não pediu fiança. Analistas jurídicos preveem que, pela complexidade e quantidade de provas, o processo deve se arrastar por um longo período na Justiça americana.

Este conteúdo foi gerado com inteligência artificial. Para acessar a informação na íntegra e se aprofundar sobre o tema consulte a reportagem a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.