Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Na Justiça

Fuzileiros dos EUA sofrem ação penal por urinar em cadáveres afegãos

Vídeo causou grande indignação no Afeganistão e levando o presidente Hamid Karzai a se referir às ações dos militares como "desumanas"

Dois fuzileiros navais dos Estados Unidos serão réus num processo penal por terem urinado nos corpos de combatentes do Taliban no Afeganistão, afirmou a Corporação dos Fuzileiros nesta segunda-feira. O incidente foi gravado em vídeo e circulou neste ano pela Internet, motivando grande indignação no Afeganistão e levando o presidente Hamid Karzai a se referir às ações dos militares como "desumanas".

Os sargentos Joseph W. Chamblin e Edward W. Deptola, primeiros envolvidos a serem denunciados à Justiça, foram acusados também de "posar para fotos extraoficiais com vítimas humanas", segundo a corporação.

A investigação mostrou que o fato ocorreu no final de julho do ano passado, na província de Helmand. Três fuzileiros já confessaram envolvimento no incidente e sofreram punições menores. No caso de Chamblin e Deptola, pesou contra eles o fato de não terem controlado adequadamente seus subordinados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.