Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio Ambiente

Galápagos entram na lista de patrimônios em perigo

Unesco denuncia destruição de reserva biológica

Marisa Monte no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba, em abril de 2006 | Pedro Serápio - Arquivo GP
Marisa Monte no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba, em abril de 2006 (Foto: Pedro Serápio - Arquivo GP)

Quito – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incluiu na lista de patrimônios naturais em perigo as paradisíacas Ilhas Galápagos, colocando em dúvida a capacidade do Equador em cuidar de uma das reservas biológicas mais importantes do mundo. A decisão é um chamado de atenção para a política de conservação que o país andino tem aplicado sobre as ilhas, declaradas como Patrimônio Mundial em 1978 e destino de milhares de turistas.

"O Comitê do Patrimônio Mundial inscreveu hoje (ontem) as Ilhas Galápagos na lista de patrimônios ameaçados", afirmou a Unesco. A decisão tem como objetivo "mobilizar mais recursos para a conservação" das ilhas, um dos principais destinos turísticos do país e casa de uma grande variedade de espécies em perigo de extinção.

A Unesco identificou três ameaças no arquipélago, que vão desde a presença de grande quantidade de espécies invasivas (insetos, ratos, cachorros, gatos e plantas), um crescimento desmedido do turismo e a imigração, problemas com os quais as autoridades locais não conseguem controlar.

O governo equatoriano encarou a decisão da Unesco como um chamado à comunidade internacional para que apóie os esforços que o país realiza para solucionar os problemas que afetam o arquipélago.

"Evidentemente essa inclusão abrirá a porta para novos recursos de cooperação para apoiar o desenvolvimento sustentável de Galápagos", disse a ministra do Turismo, María Isabel Salvador, em um comunicado.

Para o diretor da Fundação Charles Darwin, Graham Watkins, o principal problema é o turismo em grande escala, gerenciado por operadoras internacionais.

As ilhas, que serviram de base para a elaboração da Teoria das Espécies pelo cientista Charles Darwin, no século 19, ficam a cerca de mil quilômetros da costa do Equador no Oceano Pacífico. A declaração da Unesco foi feita no momento em que o Equador deu início a um plano de ação para combater os problemas nas ilhas, onde vivem animais como albatrozes, iguanas, leões marinhos e tartarugas gigantes.

As ações anunciadas pelas autoridades buscam a suspensão temporária da concessão de patentes turísticas e de permissões de residência, assim como a expulsão dos povoados que permaneçam ilegais na ilha.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.