• Carregando...

Numa tentativa de superar as atuais divergências relacionadas aos planos americanos de posicionar o seu sistema de Defesa Nacional Antimísseis no Leste Europeu, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs ao líder dos EUA, George W. Bush, nesta quinta-feira, que os dois países usem de forma conjunta o radar de Gaza, localizado no Azerbaidjão, que a Rússia aluga desde 2002. Em encontro realizado durante a reunião de cúpula do G-8 (os sete países mais desenvolvidos e a Rússia), que ocorre na cidade alemã de Heiligendamm, Putin afirmou que o sistema permitiria que o governo de Washington detectasse a trajetória e os eventuais alvos de mísseis procedentes do Irã ou do Iraque.

Os Estados Unidos consideraram positiva a oferta russa e estimou que isso poderia levar a um acordo, disse o conselheiro de Segurança Nacional, Stephen Hadley. Os planos originais americanos prevêem que o polêmico sistema seja instalado na Polônia ou na República Tcheca.

"Se qualquer país, incluindo o Irã, testar um míssil de longo alcance, nossos meios de inteligência, tanto americanos como russos, detectariam em seguida" disse Putin à imprensa russa, segundo a agência "Interfax".

"Podemos utilizá-lo em regime automático, e todo o sistema que colocarmos protegeria, não só uma parte do continente, mas toda a Europa, sem exceções", acrescentou. "Isso excluirá a ameaça de que destroços de foguetes caiam sobre o território de países europeus, já que cairiam no mar".

O radar foi construído nas montanhas do norte do Azerbaidjão, vizinho ao Irã, em 1984, como a maior das estações do tipo para detectar os lançamentos de mísseis balísticos de eventuais inimigos, com um alcance que chega à Austrália. O radar de Gabala abrange os territórios do norte da África, Turquia, Iraque, Irã, Arábia Saudita, Índia, Paquistão, além do Oceano Índico até a Austrália, e em 1991 permitiu que o Kremlin observasse a Guerra do Golfo em tempo real.

"Desta forma, a Rússia poderá cooperar com Washington na defesa estratégica, com a participação dos países europeus interessados".

A uma distância de até 6 mil quilômetros, o radar de Gabala é capaz de detectar lançamentos de mísseis balísticos e de cruzeiro a partir de bombardeiros, navios e submarinos, calcular sua trajetória e definir os alvos e o momento do impacto. O acordo para a utilização pela Rússia da estação de Gabala, localizada a 250 quilômetros de Baku (capital azerbaidjana), foi assinado por Putin e o ex-líder azerbaidjano Heidar Aliyev em 25 de janeiro de 2002.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]