Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Ator francês Gérard Depardieu é condenado por agressão sexual

O ator francês Gérard Depardieu no Tribunal de Paris no julgamento por agressão sexual (Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON)

Ouça este conteúdo

O ator francês Gérard Depardieu foi condenado nesta terça-feira (13) a 18 meses de prisão, isentos de cumprimento, por duas agressões sexuais cometidas durante uma filmagem em 2021, no primeiro julgamento das 20 denúncias que acumula por abuso e estupro.

O Tribunal Penal de Paris considerou comprovadas as alegações feitas por uma assistente de direção e uma cenógrafa durante as filmagens do filme "Les volets verts", protagonizado pela estrela de cinema francesa, que negou as denúncias durante o julgamento.

Depardieu, que atualmente está filmando um filme dirigido por Fanny Ardant nos Açores, não compareceu à leitura do veredito, enquanto as duas denunciantes estiveram presentes.

O juiz também ordenou que o ator fosse registrado no arquivo nacional de agressores sexuais.

A sentença rejeita os argumentos apresentados pelo ator durante o julgamento, considera mais sólido o depoimento das vítimas e leva em consideração outras provas, como mensagens enviadas pelas vítimas a pessoas próximas ou a algumas testemunhas.

O advogado do astro francês, Jérémie Assous, já antecipou que apresentará um recurso contra a sentença.

Segundo o advogado, nesses tipos de casos "não há direito à defesa", uma vez que "assim que você é acusado de um crime sexual, você é automaticamente considerado culpado".

Depardieu, de 76 anos, também está sendo processado pelo suposto estupro da atriz Charlotte Arnould, cuja denúncia abriu caminho para outras que se seguiram ao longo dos anos.

O julgamento é o caso mais recente relacionado ao movimento #MeToo, de grande sucesso nos EUA, cuja finalidade é expor crimes de abuso sexual no meio cinematográfico.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.