Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Projeto de lei

Gestão Meloni aprova aumentar controle de medicamentos de transição de gênero para menores

Projeto de lei aprovado pelo gabinete da premiê italiana, Giorgia Meloni, agora será debatido e votado no Parlamento (Foto: FABIO FRUSTACI/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O gabinete da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, aprovou nesta terça-feira (5) um projeto de lei apresentado pelos ministérios da Saúde e da Família com o objetivo de regulamentar o acesso de menores a medicamentos de transição de gênero.

A matéria agora será debatida e votada no Parlamento italiano. A gestão Meloni argumentou em comunicado que as mudanças são necessárias “para proteger a saúde de menores” e criar um “monitoramento eficaz de dados” e do “uso correto destes medicamentos”.

Segundo informações da agência Ansa, o projeto de lei prevê a criação de um registro na Agência Italiana de Medicamentos (Aifa, na sigla em italiano) para monitorar o uso de hormônios e bloqueadores da puberdade em tratamentos de transição de gênero entre menores de 18 anos.

O registro será usado para a prescrição desses medicamentos, que serão entregues apenas em farmácias hospitalares e com permissão do Comitê Nacional de Ética Pediátrica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde.

Em entrevista à agência Reuters, Roberta Parigiani, porta-voz do Movimento de Identidade Trans italiano, criticou o projeto de lei.

“Esta é uma forma de categorizar pessoas trans, com todos os seus dados confidenciais, nas mãos de uma agência indicada pelo governo. É algo extremamente sério”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.