
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Nem mesmo a sucessão de escândalos envolvendo o STF intimidou a realização do 14º Fórum Jurídico de Lisboa, o famigerado “Gilmarpalooza”, coordenado pelo ministro Gilmar Mendes.
A edição de 2026 está confirmadíssima para o início de junho, com um detalhe: a data foi antecipada para não competir com o calendário da Copa do Mundo de Futebol. Saiba mais sobre o Gilmarpalooza 2026, um evento tão "querido" por integrantes dos Três Poderes.
Veja também:
- Desde 2019, STF usa medidas de exceção para se autoproteger; confira a reportagem.
- Por essas e outras, o colunista Paulo Briguet não deixou por menos e falou sobre o Supremão: o retrato de uma ditadura criminosa.
- Enquanto isso, o governo ampliou a estrutura do Coaf com aumento de cargos comissionados.
Caso Master
O fim de semana trouxe novidades sobre um dos maiores escândalos da atualidade: a venda e liquidação do Banco Master.
A Gazeta do Povo confirmou a existência de um documento que mostra que, ainda em 2024, o Master recebeu ultimato do Banco Central. A repórter Juliet Manfrin também apurou que nesta semana o ministro do STF Dias Toffoli, que vem sendo pressionado por transparência, pode levantar uma nova parte do sigilo no caso Master.
Além disso, a investigação sobre o Banco Master deixou de ser apenas um escândalo financeiro e passou a representar um problema político direto para o governo Luiz Inácio Lula da Silva, com a citação de nomes como Guido, Mantega, Ricardo Lewandowski e Jaques Wagner.
Fizemos um "guia" para você não ter mais dúvidas sobre quem são os "personagens" envolvidos na trama: Quem é quem no escândalo do Banco Master.
Colunas e artigos
Deltan Dallagnol. Moraes pode conceder domiciliar a Bolsonaro por conta de um medo que ronda o STF
Luís Ernesto Lacombe. A imprensa e o mundo real
Quem é o "coitado" que falou isso?

O que mais você precisa saber hoje
Contas pública. TCU identifica manobras do governo para driblar regras fiscais e gastar “por fora”
O que se sabe até agora. Novos arquivos do caso Epstein mostram príncipe ajoelhado, conversas com Musk e menções a Trump
Série de Reportagens: Narcoestado. As lições de EUA, União Europeia e Itália contra as facções criminosas no Brasil
Economia da mineração. O paradoxo da cidade que tem maior PIB per capita do Brasil e moradores não veem a riqueza
Fevereiro começou. Calendário 2026: quais são os pontos facultativos e as principais datas comemorativas de fevereiro
Opinião da Gazeta
Toffoli se apresenta como vítima de seu próprio zelo, quase como um guardião solitário do Sistema Financeiro Nacional. É a mesma retórica que já se consolidou no Supremo nos últimos anos: ministros que se autoproclamam defensores da República enquanto corroem, por dentro, o devido processo legal e o Estado de Direito.
Para inspirar e se divertir
10 melhores filmes brasileiros de todos os tempos
Os sucessos recentes de “Ainda Estou Aqui” e “O Agente Secreto” têm levado o cinema brasileiro a um inédito nível de reconhecimento internacional. Mas nossa história é longa e repleta de grandes filmes pouco falados hoje em dia; veja a lista do crítico André Barcinski.



