Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roma

Gladiadores fazem protesto em frente ao Coliseu

A polícia chegou ao antigo anfiteatro para impor uma ordem de despejo contra os homens fantasiados, que pedem dinheiro aos turistas para tirar fotos

O Ministério da Cultura italiano afirma que os homens não têm licenças, e muitas vezes assediam e perseguem os turistas para pedir quantias exorbitantes | AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI
O Ministério da Cultura italiano afirma que os homens não têm licenças, e muitas vezes assediam e perseguem os turistas para pedir quantias exorbitantes (Foto: AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI)

Turistas que passavam nesta quinta-feira (12) pelo Coliseu, em Roma, podem ter pensado por um momento que tinham voltado no tempo.

Gladiadores romanos, vestidos com saias vermelhas, túnicas, armaduras, espadas e capacetes de penas, lutaram na frente do Coliseu. Mas desta vez o confronto era contra um inimigo moderno: a polícia da cidade de Roma.

A polícia chegou ao antigo anfiteatro para impor uma ordem de despejo contra os homens fantasiados, que pedem dinheiro aos turistas para tirar fotos.

O Ministério da Cultura italiano afirma que os homens não têm licenças, e muitas vezes assediam e perseguem os turistas para pedir quantias exorbitantes, além de desfigurar a imagem histórica do centurião, vestindo calças jeans sob suas saias e calçando tênis, em vez das clássicas sandálias romanas de couro "caliga".

Os confrontos aconteceram quando policiais da cidade em uniformes modernos chegaram para retirar dois centuriões que haviam ocupado parte de uma galeria no primeiro andar do Coliseu.

Cerca de 25 centuriões tentaram impedir a polícia de levar os dois para longe. Na briga, um dos centuriões caiu no chão e ficou levemente ferido.

"De repente, depois de 17 anos, eles querem nos chutar para fora. É um absurdo", disse um centurião, que se identificou apenas como Davide.

"Eu tenho feito a minha vida desta forma, sustentei minha esposa, meus filhos... e agora me dizem: 'Você está fora'. Isso não é possível. Queremos ser regularizados e queremos o nosso pão", disse ele. "Em Veneza, eles têm os gondoleiros, e em Roma, temos os centuriões. É isso."

E, como nos antigos confrontos romanos no mesmo anfiteatro, a multidão de curiosos tomou partido e desaprovou os que estavam vestindo os uniformes modernos.

"Deixem-nos em paz. Somos todos centuriões", gritava a multidão em italiano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.