Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tecnologia

Golfinho usa iPad para se comunicar com humanos, diz pesquisador

Projeto SpeakDolphin quer desenvolver interface de linguagem. Merlin tem 2 anos de idade e já indica objetos na tela do aparelho

Golfinho Merlin e o pesquisador Jack Kassewitz | Divulgação / speakdolphin.com
Golfinho Merlin e o pesquisador Jack Kassewitz (Foto: Divulgação / speakdolphin.com)

Merlin, um golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) de 2 anos de idade, tornou-se o primeiro de sua espécie a usar um iPad para se comunicar, afirma o especialista em cetáceos Jack Kassewitz, do projeto SpeakDolphin.

O objetivo do pesquisador é desenvolver uma interface de linguagem entre o mamífero marinho e os humanos. O uso do iPad, explica Kassewitz, é parte do esforço para identificar uma tecnologia que o cetáceo possa ativar com o bico: "Uma vez que os golfinhos desenvolvam a habilidade de usar o touchscreen, podemos deixá-los escolher a partir de uma variedade de símbolos representativos de objetos, ações e até mesmo sentimentos."

"Merlin é muito curioso, como a maioria dos golfinhos, e demonstrou total interesse em examinar o iPad", afirma Kassewitz. Por enquanto, os pesquisadores estão habituando Merlin à tela mostrando objetos reais, como uma bola, um cubo ou um pato de borracha, e depois pedindo que ele toque fotos desses objetos na tela do iPad. "Isso é uma tarefa fácil para um golfinho, mas é uma etapa necessária em direção ao nosso objetivo, que é uma completa interface de linguagem entre humanos e golfinhos", diz Kassewitz.

A pesquisa foi conduzida em Puerto Aventuras, México. O projeto é sediado em Miami, Flórida.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.