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O secretário geral da Otan, Jens Stoltenberg (à esquerda), cumprimenta o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, após reunião na sede da organização em Bruxelas, 4 de dezembro | JOHN THYS / AFP
O secretário geral da Otan, Jens Stoltenberg (à esquerda), cumprimenta o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, após reunião na sede da organização em Bruxelas, 4 de dezembro| Foto: JOHN THYS / AFP

Mais de 30 anos se passaram desde o dia em que os líderes dos Estados Unidos e da União Soviética, reunidos em Genebra, adotaram uma declaração conjunta declarando que “uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser combatida”. Foi mais do que apenas retórica. Menos de um ano depois, em Reykjavik, na Islândia, eles concordaram com os parâmetros de futuros tratados sobre a eliminação de forças nucleares de alcance intermediário, ou INF (na sigla em inglês), e a redução radical de armas nucleares estratégicas. Um ano depois, em 1987, o primeiro desses tratados foi assinado em Washington. A eliminação de toda a classe de mísseis nucleares abriu o caminho para um verdadeiro processo de desarmamento nuclear.

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O Tratado INF e os tratados subsequentes que reduzem as armas nucleares estratégicas estabeleceram um sistema inovador de verificação, inspeções, troca de dados e consultas mútuas para assegurar que cada lado possa verificar com confiança que o outro está fielmente aderindo aos limites do tratado. 

Reykjavik foi um marco histórico também porque os líderes dos Estados Unidos e da União Soviética concordaram que o objetivo final do processo de redução de armas nucleares deveria ser a eliminação de todas as armas nucleares. O caminho para esse objetivo é inevitavelmente difícil, mas o entendimento mútuo entre os dois líderes tem dado frutos: atualmente, as forças nucleares estratégicas dos dois lados foram reduzidas a uma fração do que eram anteriormente. 

Outro resultado importante dos acordos foi o surgimento de confiança mútua entre as duas nações e um ambiente internacional mais saudável em geral. Isso ajudou a resolver questões regionais, facilitou processos democráticos e melhorou a vida das pessoas em muitos países. 

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Nos últimos anos, as relações entre as grandes potências tornaram-se mais complexas. Existe o perigo de que os ganhos alcançados no processo de acabar com a Guerra Fria possam ser eliminados. Abandonar o Tratado INF seria um passo em direção a uma nova corrida armamentista, minando a estabilidade estratégica e aumentando a ameaça de erros de cálculo ou falhas técnicas que levariam a uma guerra imensamente destrutiva. 

A resposta aos problemas que surgiram não é abandonar o Tratado INF, mas preservá-lo e corrigi-lo. Autoridades militares e diplomáticas dos Estados Unidos e da Rússia devem se reunir para tratar e resolver os problemas de verificação e conformidade. Problemas igualmente difíceis foram resolvidos no passado, uma vez que os dois lados se preocuparam com isso. Estamos confiantes de que isso pode ser feito novamente. 

Há também a necessidade de um amplo diálogo estratégico entre as autoridades dos dois países, bem como especialistas, acadêmicos e líderes veteranos e diplomatas. Estamos pedindo a criação de um fórum informal de especialistas americanos e russos para abordar as mudanças no cenário de segurança que ocorreram nas últimas décadas – incluindo defesas contra mísseis, armas convencionais de precisão, sistemas espaciais, ameaças cibernéticas e as armas nucleares de outros países. Esses são desafios extraordinários que exigem análises profundas e os esforços conjuntos das melhores mentes de nossas nações. 

Nós dois estávamos em Reykjavik e participamos das negociações anteriores e posteriores que levaram aos primeiros acordos. Nós entendemos que as armas nucleares levantam questões difíceis. Mas estamos convencidos de que os Estados Unidos e a Rússia devem retomar o progresso em direção à eliminação final das armas nucleares. A alternativa, que é inaceitável, é a ameaça contínua dessas armas à nossa própria existência. 

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Gorbachev é ex-presidente da União Soviética. Shultz é ex-secretário de Estado dos EUA.

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