Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contestando autoridade

Governador da Califórnia anuncia que o estado vai processar Trump por tarifaço

Governador da Califórnia, Gavin Newsom: democrata anunciou processo contra Trump por imposição de tarifas (Foto: EFE/EPA/CAROLINE BREHMAN)

Ouça este conteúdo

O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, anunciou nesta quarta-feira (16) que o estado abrirá um processo contra o presidente Donald Trump envolvendo a política tarifária do governo federal.

No pronunciamento, Newsom disse que a ação judicial contestaria a autoridade executiva de Trump para promulgar tarifas contra outros países sem a devida aprovação do Congresso.

A ação argumentará ainda que a invocação da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (International Emergency Economic Powers Act) para impor as tarifas é "ilegal" por não reconhecer a capacidade de adoção unilateral de tarifas sobre produtos importados para os EUA.

“As tarifas ilegais do presidente Trump estão causando caos nas famílias, empresas e na economia da Califórnia — elevando os preços e ameaçando empregos”, justificou o governador em um comunicado. “Estamos defendendo as famílias americanas que não podem se dar ao luxo de deixar o caos continuar”.

O democrata discutirá o processo judicial ao lado do procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, ainda nesta quarta-feira.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.