• Carregando...
O governador de Illinois Rod Blagojevich (E), junto com o presidente eleito Barack Obama | John Gress/Reuters
O governador de Illinois Rod Blagojevich (E), junto com o presidente eleito Barack Obama| Foto: John Gress/Reuters

O governador do estado americano de Illinois, Rod Blagojevich, está sob custódia federal em sua casa, em Chicago.

A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo procurador federal dos EUA, Patrick J. Fitzgerald.

Blagojevich, democrata de 51 anos, era alvo de uma investigação federal sobre corrupção. Ele é acusado de conspiração, de fraude, de pedir propina relacionada com o processo de sucessão de Barack Obama no Senado dos EUA e também de obter contribuições de campanha em troca de favores oficiais, segundo o comunicado.O chefe de gabinete do governador, John Harris, também foi acusado e está sob custódia.

Blagojevich foi descoberto em uma série de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça no mês passado.

Ele buscava um bom salário em uma fundação sem fins lucrativos ou afiliada a um sindicato, uma vaga em um conselho corporativo para sua mulher, promessas de verbas de campanha, e também um cargo de gabinete ou de embaixada por sua escolha para o Senado, acrescentou um documento do FBI.

Blagojevich, que está em seu segundo mandato, é o último de uma série de governadores de Illinois a apresentar problemas com a lei. Seu antecessor imediato, George Ryan, está na prisão após uma condenação por corrupção.

Vaga no Senado

No estado de Illinois, base eleitoral do presidente eleito Barack Obama, o governador é encarregado de selecionar um sucessor quando um dos senadores do estado abandona o cargo antes do fim do mandato.

Obama, que era senador por Illinois, renunciou logo após ter sido eleito em 4 de novembro, para se dedicar integralmente à transição de governo.

Segundo Fitzgerald, a investigação não cita que Obama soubesse do suposto esquema do governador.

O procurador também disse que a prisão e o processo contra o governador não impedem Blagojevich de nomear o sucessor de Obama.

O governador e Harris são também acusados de terem ameaçado suspender a ajuda concedida pelo governo de Illinois ao grupo de imprensa Chicago Tribune a fim de "provocar uma fuga dos editorialistas do jornal", informou o secretário do promotor em comunicador.

Na sexta-feira, o "Tribune" divulgou que conversas de Blagojevich foram gravadas com autorização legal, como parte das investigações.

O porta-voz do governador, Lucio Guerrero, disse que o governo não tinha nenhum comentário imediato a fazer sobre as acusações. Em comunicado, ele informou que o caso não tem impacto nos "serviços, obrigações e funções" do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]