• Carregando...
O trem, com cerca de 2 mil passageiros, da companhia privada TBA, chocou-se nesta quarta-feira contra a estação terminal Once, em Buenos Aires | Marcos Brindicci/Reuters
O trem, com cerca de 2 mil passageiros, da companhia privada TBA, chocou-se nesta quarta-feira contra a estação terminal Once, em Buenos Aires| Foto: Marcos Brindicci/Reuters

O maquinista que conduzia o trem que se chocou contra um terminal na Argentina deixando 49 mortos e cerca de 600 feridos é um jovem de 28 anos com um ótimo currículo, disse nesta quarta-feira (22) o secretário de Transporte do governo federal, Juan Pablo Schiavi.

"É um jovem de 28 anos, com um currículo muito bom, e estava descansado no momento que ocorreu o acidente porque tinha iniciado o serviço algumas estações antes", disse o ministro sobre o condutor que está hospitalizado em terapia intensiva, mas não corre risco de morrer.

O trem, com cerca de 2.000 passageiros, da companhia privada TBA, chocou-se nesta quarta-feira contra a estação terminal Once, em Buenos Aires, no terceiro acidente mais grave da história ferroviária argentina.

"O país está de luto, queremos ver se isso foi verdadeiramente um acidente", disse Schiavi.

O ministro afirmou que, segundo as medições do GPS, o trem vinha diminuindo a velocidade no trecho final para entrar no terminal aos "39 km por hora até 20 km por hora a 40 metros do pára-choque contra o qual acabou se chocando.

"Aqui não sabemos o que aconteceu, mas temos inclusive o registro de vozes na cabine, entre o condutor e o encarregado de linha e o entregamos à Justiça, assim como a filmagem da câmera fixa" do trem, disse.

Schiavi admitiu que o primeiro e o segundo vagão, onde houve o maior número de vítimas, "vinham abarrotados de passageiros, o que fez com que o acidente se tornasse uma tragédia", mas assegurou que o total de pessoas do vagão correspondia à capacidade permitida.

O ministro assegurou que o governo "está levando adiante uma investigação administrativa e técnica muito profunda, temos os dados objetivos que não vão levar em pouco tempo à verdade" sobre o ocorrido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]