Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Iniciativa

Governo colombiano criará serviço para receber denúncias contra militares

Anúncio foi feito durante cerimônia militar. Justiça apura morte de 11 jovens de zona periférica ao sul de Bogotá

Uibe anunciou a determinação da criação do setor para denúncias, em cerimônia de posse do novo comandante das forças armadas, o general Oscar Gonzalez | Jose Miguel Gomez / Reuters
Uibe anunciou a determinação da criação do setor para denúncias, em cerimônia de posse do novo comandante das forças armadas, o general Oscar Gonzalez (Foto: Jose Miguel Gomez / Reuters)

O governo da Colômbia determinou que unidade militar e delegacias de polícia do país inaugurem um setor para o recebimento de denúncias contra integrantes das forças de segurança, inclusive violações de direitos humanos.

"Em cada divisão, brigada, batalhão do exército, em cada região e comando da polícia, terá um oficial encarregado do controle e inspeção, cuja tarefa será receber queixas dos cidadãos sobre possíveis abusos nas Forças Armadas", afirmou o presidente colombiano, Álvaro Uribe.

O anúncio foi feito durante uma cerimônia militar, num momento em que a Justiça do país apura as circunstância do desaparecimento e morte de 11 jovens de zona periférica ao sul de Bogotá, cujos corpos foram encontrados na fronteira com a Venezuela. Militares colombianos são acusados de envolvimento no episódio.

Uribe explicou que, semanalmente, os comandantes das divisões do exército e da polícia informarão, por meio da televisão pública, as denúncias recebidas em suas zonas de influência, ainda que não tenha explicado o mecanismo de procedimento. O presidente disse ainda que pedirá que os delegados das Nações Unidas no país "supervisionem" a nova iniciativa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.