Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mortes

Governo de Cuba confirma morte de 26 pessoas em hospital pelo frio

Comissão Cubana de Direiros Humanos, grupo considerado ilegal pelo governo, havia denunciado as mortes e atribui as fatalidades à falta de cobertores

O governo cubano disse nesta sexta-feira que 26 pacientes de um hospital psiquiátrico de Havana morreram na semana passada devido a temperaturas inusualmente baixas na ilha, confirmando um relatório apresentado na quinta-feira por um grupo de direitos humanos local.

Uma nota oficial lida na emissora de televisão estatal dizia que o Ministério da Saúde Pública "identificou" deficiências no hospital. As autoridades disseram que abriram uma investigação e os responsáveis "serão submetidos aos tribunais".

"No hospital psiquiátrico de Havana (...) aconteceu na última semana um aumento da mortalidade dos pacientes internados. No total, foram 26 mortos", disse o texto.

A nota atribuiu as mortes às temperaturas de até 3,6 graus Celsius, raras em Cuba, além de fatores de risco nos pacientes, como doenças respiratórias.

A Comissão cubana de Direitos Humanos, um grupo dissidente considerado ilegal, mas tolerado, havia reportado na quinta-feira a morte de 24 pacientes do hospital psiquiátrico de Havana por hipotermia.

O presidente da comissão, Elizardo Sánchez, havia dito que faltavam cobertores, janelas e portas no hospital.

As autoridades cubanas se orgulham de seu sistema de saúde pública universal e gratuita, que elevou alguns indicadores sociais da ilha a níveis de primeiro mundo.

Mas alguns cubanos se queixam de que algumas instalações de saúde não estão em boas condições.

O governo cubano defende que muitos de seus problemas se devem à incapacidade de comprar equipamentos médicos e remédios devido ao embargo comercial dos Estados Unidos contra a ilha há quase meio século.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.