Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Norte da África

Governo do Níger prende 40 políticos opositores

Ministro do interior declarou que as detenções aconteceram em resposta "a denúncias de cidadãos de Niamey", após uma série de ataques ocorridos nesta semana na capital do país

O ministro do Interior do Níger, Hassoumi Massaoudou, anunciou neste sábado (24) a detenção de 40 políticos opositores, em sua maioria do Movimento Democrático por uma Federação Africana (Modem Lumana FA), acusados de querer desestabilizar o sistema com "uma campanha de terror".

Em entrevista à imprensa, Massaoudou declarou que as detenções aconteceram em resposta "a denúncias de cidadãos de Niamey", após uma série de ataques ocorridos nesta semana na capital de Níger.

Entre as agressões está o incêndio da sede nacional do Partido Nigerino pela Democracia e o Socialismo (PNDS Tarraya), a formação do presidente do país, Mahamadou Issoufu.

Entre os detidos estão o braço direito de Hama Amadou, presidente do Parlamento e líder do partido Modem Lumana, Sumana Sanda, e seu filho, Ismael Hama Amado.

"Todos os detidos são do Lumana, iniciaram uma organização criminosa e se reuniam regularmente", disse o ministro do Interior antes de acrescentar que uma das três pessoas que participou do incêndio da sede do PNDS também foi detida.

Após a saída do Lumana da coalizão que apoia o presidente nigerino, o Movimento pelo Renascimento de Níger (MRN), em agosto de 2013, o clima político se deteriorou progressivamente no país africano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.