• Carregando...

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma "ampla" investigação criminal sobre o vazamento de petróleo no Golfo do México, disse o secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder, em coletiva de imprensa no tribunal federal de Nova Orleans (Louisiana), informa o Wall Street Journal.

"Nós vamos investigar na mais ampla extensão da lei qualquer um que tenha violado a lei", disse Holder, que esteve nesta terça-feira na Louisiana, onde se encontrou com os secretários de Justiça dos estados da região do Golfo, além de visitar áreas afetadas pelo enorme vazamento de um poço explorado pela gigante British Petroleum (BP). O vazamento começou após a explosão de uma plataforma em 20 de abril.

"A BP irá cooperar com qualquer interrogatório que o Departamento de Justiça fizer, assim como nós estamos fazendo em resposta a outras investigações que já estão em curso", disse um porta-voz da BP.

Holder disse que o governo americano começou a conduzir investigações "há algumas semanas" e está trabalhando com várias autoridades estaduais e federais, incluído o FBI, a polícia federal dos EUA.

Holder não deverá especificar quem estava sendo investigado porque ele disse que as autoridades ainda não têm "claro quem deverá ser responsabilizado" pelo desastre. Ele também afirmou que o governo não deseja culpar ninguém enquanto as investigações estiverem em curso.

Contudo, o secretário de Justiça disse que existe uma ampla gama de possíveis violações sob um número de normas, incluídos o Ato de Águas Limpas, o Ato de Poluição de Petróleo, de 1990, e o Ato de Espécies em Perigo, e que as autoridades irão "examinar bem de perto" todas elas.

"Se nós encontrarmos provas de comportamento ilegal nós seremos extremamente fortes na nossa resposta", ele disse, acrescentando que "nós temos o que acreditamos ser uma base suficiente que nos permitirá começar as investigações criminais".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]